UFV implementa ações para evitar desperdício de água
Identificação precoce e conserto de vazamentos reduziram o consumo de água em 27% no campus
A Universidade Federal de Viçosa está implementando ações para o gerenciamento sustentável e racional dos recursos hídricos no campus. Para evitar desperdícios com vazamentos não detectados, a Divisão de Água e Esgoto (DAG) e o Serviço de Instalações Hidrossanitárias (SIH) têm concentrado esforços no monitoramento da rede de água para identificação precoce e conserto da rede hidráulica.
A iniciativa já promoveu economia média de 207 m³ por dia no mês de junho, o que representa uma redução de 27% no consumo de água da UFV. No entanto, na terceira semana de julho houve um súbito aumento de consumo, que ultrapassou os 1000 m³, quantia equivalente ao registrado em períodos com aulas presenciais.
De acordo com Gustavo Amorim Alves, da DAG, a metade dos vazamentos identificados no campus acontecia dentro de estruturas prediais e, em geral, eram decorrentes de válvulas desreguladas ou outros escapes facilmente diagnosticados por usuários dos locais. Para intensificar o trabalho, a DAG está promovendo uma busca ativa. Assim que os técnicos constatam um consumo anormal, as equipes saem verificando as redes em busca de indícios de vazamentos.
Outra ação é a instalação de hidrômetros no campus para ampliar o monitoramento do consumo de água. Mais de 50 unidades já estão em operação e o objetivo é chegar a 200 hidrômetros instalados até o final de 2023. Ano passado, foram adquiridos 34 medidores que já estão sendo instalados. O investimento foi de R$ 8.420,00 e o trabalho de compra e instalação continua este ano.
Para melhorar a busca por um consumo eficiente de água, a Diretoria de Meio Ambiente solicita a colaboração da comunidade universitária. Qualquer pessoa que identificar vazamentos deve solicitar o reparo na Central de Serviços e, em seguida, informar o fato e o local ao SIH, pelo telefone (31) 3612-1553 ou 3612-1554.
Comentários (0)
Comentários do Facebook