UFV formou cerca de 500 novos profissionais na última sexta-feira

UFV formou cerca de 500 novos profissionais na última sexta-feira
Divulgação/UFV

Cerca de 500 alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) se formaram  e agora são oficialmente profissionais com diploma de uma das melhores instituições de ensino superior do país. A colação de grau da turma "Entre muitos contratempos, fizemos acontecer, em julho tô formando, obrigada UFV!”  foi celebrada na noite da última sexta-feira, 25 de julho, no Centro de Vivências da universidade.

“Estamos aqui para celebrar algo que transcende um diploma: celebramos vidas transformadas, sonhos realizados e histórias marcadas por superação”, disse o orador da turma, Lucas Ferreira Nascimento. O formando do curso de Direito lembrou as dificuldades vividas pela turma ao longo de uma greve e uma pandemia, as saudades das famílias e as amizades construídas ao longo da jornada. Em nome de todos, ele agradeceu aos pais, professores e servidores da UFV e à cidade de Viçosa que os acolheu. 

Já o reitor da UFV, Demetrius David da Silva lembrou aos formandos que a cerimônia, marca uma transição de ciclos na vida de cada um. “Celebramos mais do que os diplomas de vocês. Celebramos histórias, encontros, conquistas e vitórias e também o papel da universidade pública, que é e seguirá sendo um dos pilares mais importantes para um país que deseja avançar com soberania, justiça, equidade e desenvolvimento”.

Entre os formandos, eram muitas as histórias de trajetórias modificadas pela universidade pública. Como a de Antônia Beatriz Pires. “Vim da periferia de São Paulo. Sou uma mulher parda, de família pobre e periférica. A Universidade viabilizou minha permanência. Foi aqui que me reconheci. Com apoio de professores, reafirmei minha identidade e minhas raízes e encontrei condições para me fortalecer como cidadã. Esta universidade me abraçou e agora estou aqui, formando”, comemorou a agora jornalista formada pela UFV.

Fonte: UFV