UFV forma mais de 500 novos profissionais de ciências Humanas e Biológicas
Cerimônia recebeu um grande público de familiares e amigos dos formandos
Na última sexta-feira (19), 183 formandos do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e 343 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) colaram grau em uma cerimônia realizada no Espaço Multiuso da UFV. A cerimônia foi prestigiada por familiares e amigos dos formandos.
Em seu momento de fala, o orador da turma Felipe Aguiar dos Santos, formando do curso de Direito, lembrou que a pandemia do coronavírus foi um dos principais desafios enfrentados por esta turma, não apenas pelas dificuldades no ensino, mas pelas perdas que afetaram a saúde mental de muitos alunos.
“Esta conquista é um testemunho da nossa resiliência. Durante os últimos anos, aprendemos a equilibrar as demandas acadêmicas com os desafios da vida cotidiana. Hoje, celebramos nossas conquistas, honramos nosso passado e nos preparamos para o futuro. Sejamos gratos pela dádiva do presente, pois este é o começo de novas e emocionantes possibilidades”.
O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, deu um conselho aos formandos: "sejam o melhor possível com tudo o que aprenderam aqui. Levem consigo não apenas o conhecimento técnico adquirido, mas os valores que esta instituição procura cultivar: a ética, a empatia, a busca incessante pelo saber e o compromisso com a construção de um mundo mais justo e sustentável”.
Ele também pediu aos pais e aos agora novos profissionais que levem a Universidade para onde forem. “Peço a vocês que nos ajudem a defender e justificar a existência da UFV como uma instituição pública de ensino, cujo acesso deve ser garantido de forma ampla, universal. A UFV precisa de vocês”.
O paraninfo da turma foi o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Bruno David Henriques. Em sua fala ele lembrou histórias de estudantes que só conseguiram se formar por estar em uma universidade pública e inclusiva como a UFV.
“Meus queridos afilhados, por onde forem, defendam a universidade pública, lutem contra a desigualdade, contra o racismo, contra a homofobia ou contra qualquer outro tipo de opressão que se faz presente em nossa sociedade. Pratiquem o bem, sendo bons, justos, afetuosos e tolerantes com o que passarem”, disse. Este compromisso da turma com a ética profissional e com a sociedade brasileira foi jurado pela formanda do curso de Educação Infantil Paula Eduarda Arnaldo Dantas Lima, acompanhado por todos os formandos.
Além do paraninfo, os formandos homenagearam ainda José Dias Lopes. Conhecido como "Juca", ele é o motorista do "Capivarão", ônibus que transporta os alunos no interior do campus. Representando todos os pais, Jacimar Severino Louzada e Eulinda Rosângela Dias Louzada receberam da filha, Júlia Cristine, a placa de homenagem.
Comentários (0)
Comentários do Facebook