UFV finalmente retoma as aulas

UFV finalmente retoma as aulas

Somente na última segunda-feira, 5, os três campi da UFV (Universidade Federal de Viçosa) iniciaram o primeiro semestre letivo de 2018. Um total 22 mil estudantes – aproximadamente 3.800 calouros, 15 mil graduandos e 3 mil pós-graduandos – estão matriculados nos 68 cursos de graduação e 48 de pós-graduação stricto sensu oferecidos nos campos universitários de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. O primeiro semestre letivo/2018 na UFV encerra-se no dia 7 de julho.
No campus Viçosa são aproximadamente 11.600 inscritos, entre calouros e veteranos na graduação, 3.273 para pós-graduação stricto sensu, 779 para pós-graduação latu sensu, sendo 47 os cursos de graduação oferecidos. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, desses 47 cursos, o de Economia Doméstica está em processo de extinção, dependendo apenas dos 31 estudantes que ainda permanecem, até completarem a formação. No vácuo do curso de Economia Doméstica, a UFV adotou o de Serviço Social.
Para facilitar a vida de seus calouros, a UFV oferece o programa Primeiro Ano, disponibilizado no site www.primeiroano.ufv.br, com diversas informações sobre o funcionamento da instituição, como o calendário do semestre letivo, os locais de aula, os espaços de estudo e os sistemas Sapiens e de avaliação acadêmica. O objetivo do programa é reduzir a evasão observada nos dois primeiros semestres dos cursos de graduação, comum nas universidades brasileiras.

Restaurante Universitário
A novidade fica para o Restaurante Universitário II, do campus Viçosa, e o primeiro RU, do campus Rio Paranaíba, que entraram em funcionamento, junto com o início das aulas.
Com uma área de total de 3.458,60 metros quadrados e com capacidade para atender até cinco mil pessoas, serão servidas, inicialmente, no campus Viçosa, de duas mil a três mil refeições no horário do almoço, das 10h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. O prédio foi construído a partir da necessidade de mais um local para preparar e servir as refeições dos estudantes da UFV, devido à expansão da oferta de cursos.