UFV entrega certificados a mais de 160 novos mestres e doutores

Cerimônia contou com a presença de autoridades, professores e familiares dos novos mestres e doutores

UFV entrega certificados a mais de 160 novos mestres e doutores
Divulgação/UFV

O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino sediou, na última sexta-feira, 21, a cerimônia de entrega de certificados aos novos mestres e doutores formados pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ao todo, 164 pós-graduados dos programas de mestrado e doutorado receberam seus certificados das mãos dos coordenadores dos programas e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Raul Narciso Carvalho Guedes.

O paraninfo escolhido pelos titulandos foi o cônsul da Espanha em Belo Horizonte, Gustavo Bautista Barbosa, que destacou a pós-graduação como “um ato de coragem”. Em seu discurso, afirmou que os novos mestres e doutores representam uma geração que aprofunda debates e conecta saberes, incentivando-os a manter a aprendizagem contínua, priorizar a ética e enfrentar grandes desafios. A doutora em Microbiologia Agrícola Jojo Rodriguez prestou homenagem ao paraninfo.

A oradora da turma, Natália Barone Spachi, doutora em Medicina Veterinária, compartilhou momentos de sua trajetória acadêmica, marcada por desafios e mudanças de percurso. Em sua fala, ressaltou a importância da saúde mental na vida do pesquisador e valorizou o papel da curiosidade e do pensamento coletivo no avanço científico.

Representando a Administração Superior, a vice-reitora Rejane Nascentes homenageou a história quase centenária da UFV e a relevância nacional da pós-graduação da instituição. Ela lembrou que o primeiro programa stricto sensu do Brasil nasceu na UFV e reforçou que cada novo título representa “uma história, um sonho e inúmeros desafios superados”. A vice-reitora também enfatizou a necessidade de uma ciência forte, ética e socialmente comprometida para o país.

Após os discursos, a Secretaria de Órgãos Colegiados anunciou os nomes dos titulandos, e os certificados foram entregues pelos coordenadores dos programas, acompanhados do pró-reitor Raul Guedes. A cada chamada, aplausos, fotografias e abraços marcaram a celebração da conclusão de mais uma etapa na trajetória acadêmica dos novos mestres e doutores.