UFV é aprovada na Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa

Certificação internacional reconhece ações da UFV voltadas à longevidade e inclui a instituição em rede com universidades de 14 países.

UFV é aprovada na Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi certificada, em agosto, como integrante da Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa (Age-Friendly Universities Global Network – Afugn). Com a adesão, a instituição se junta a 138 universidades de 14 países comprometidas com a promoção do envelhecimento ativo e saudável.

Na prática, a certificação coloca a UFV como referência regional e nacional nos debates sobre longevidade, inclusão intergeracional e inovação acadêmica. De acordo com a professora Andréia Queiroz Ribeiro, do Departamento de Nutrição e Saúde e coordenadora do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), a participação na rede amplia as oportunidades de cooperação internacional, visibilidade para pesquisas e projetos de extensão e formação de profissionais mais preparados para lidar com os desafios do envelhecimento populacional.

O processo de adesão foi iniciado em 2023, a partir de um diagnóstico realizado pelo Grupo de Pesquisa Espaços Deliberativos e Governança Pública (Gegop) e pelo Unapi. O trabalho envolveu mapeamento de ações já existentes, criação de um comitê gestor e elaboração de um plano de ação para os próximos cinco anos. A proposta, alinhada às diretrizes da Afugn, foi submetida em agosto deste ano e aprovada no mesmo período.

Segundo a coordenação do Unapi, integrar a rede implica no compromisso de criar, no ambiente acadêmico, uma cultura em que pessoas idosas se sintam acolhidas, incluídas e valorizadas. Isso envolve a adaptação de programas, políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, de forma a torná-los mais acessíveis às necessidades dessa população.

A adesão da UFV à afugn vale por cinco anos, até dezembro de 2029, podendo ser renovada. No Brasil, além da UFV, apenas a PUC-Campinas e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Urtpr) integram a rede.