Projeto de Banco de Alimentos da UFV é apresentado ao prefeito eleito

A proposta pretende beneficiar populações vulneráveis por meio de captação de alimentos para garantia da segurança alimentar e nutricional

Projeto de Banco de Alimentos  da UFV é apresentado ao prefeito eleito
Divulgação/UFV

Um Banco de Alimentos para combater a insegurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis no município foi apresentado ao prefeito eleito de Viçosa, Ângelo Chequer. O projeto foi elaborado por professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da UFV, que se reuniram com o prefeito e o reitor Demetrius David da Silva na última segunda-feira (16).

A ideia, segundo a professora do departamento de nutrição e saúde, Sílvia Priore, é identificar excedentes de alimentos que possam ser doados com segurança para quem mais precisa. O Banco de Alimentos fará a intermediação, garantindo a doação da forma devida e segurança alimentar e nutricional da população vulnerável. 

Para isso, o processo envolverá a prospecção de doadores, a avaliação nutricional e escolha das populações mais vulneráveis e o acompanhamento por meio de pesquisas e atividades de extensão. 

Na reunião, os pesquisadores e demais integrantes do projeto comprovaram a Ângelo que a construção do Banco é viável, que ela pretende melhorar a qualidade de vida da população e, ainda, pode movimentar a economia, se os alimentos a serem doados puderem ser comprados de produtores locais.

Segundo o prefeito eleito, o projeto já está previsto em seu plano de governo como uma das prioridades da futura gestão e há uma alta expectativa de implementar o Banco de Alimentos em Viçosa.

A proposta de criação começou com um grupo de professores e técnicos e se consolidou em resposta a um edital da Capes de interface da extensão na pesquisa. O projeto, já aprovado internamente pela UFV, conta com o apoio de pesquisadores das áreas de Nutrição e Saúde, Agroecologia, Educação Infantil, Solos, Agronomia, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Educação do Campo e Ciências Sociais.

 

Fonte: UFV