Suspeitos de lavagem de dinheiro e tráfico são presos em Ubá

Dupla supostamente ocultava cerca de 80 cabeças de gado

Suspeitos de lavagem de dinheiro e tráfico são presos em Ubá
Divulgação/PCMG

Dois homens, de 31 e 47 anos, foram presos ontem, 7, em Ubá, por suspeita de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Civil, no momento da captura os detidos estariam, a pedido do chefe da quadrilha, ocultando o patrimônio ilícito do grupo para evitar a ação da Justiça. Além das prisões nesta fase da operação, também foi cumprido um mandado de prisão contra o próprio chefe da organização. Outra medida foi o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, que resultaram na captura de cerca de R$ 20 mil em espécie, diversos cheques, dois veículos e vasta documentação relativa a imóveis, veículos e movimentações bancárias.

As investigações ainda apontam a aquisição de gado como uma das formas de legitimar transações no mercado formal. Por isso, medidas cautelares também foram realizadas para o sequestro de aproximadamente 80 cabeças do rebanho.

Essas ações são a continuação da operação que, em abril deste ano, prendeu o líder do grupo, em Juiz de Fora. O investigado, de 58 anos, que estava foragido há cerca de nove anos, foi localizado no bairro Encosta do Sol, após ação conjunta das Delegacias Regionais de Ubá e de Juiz de Fora, com apoio da Polícia Militar.

Durante a primeira fase, também foram apreendidos bens e documentos que revelam um esquema de lavagem de dinheiro que ultrapassa R$ 1 milhão. As investigações indicaram que, mesmo à distância, o suspeito comandava o tráfico de drogas em regiões de Ubá, com apoio de outros integrantes da quadrilha.