Situação no Lar dos Velhinhos ainda é de alerta após surto de Covid-19

Fase mais grave do surto já passou, mas idosos seguem isolados

Situação no Lar dos Velhinhos ainda é de alerta após surto de Covid-19

No Lar dos Velhinhos de Viçosa, apenas 7 pessoas não foram contaminadas no surto confirmado há quase um mês. Quatro idosos morreram em decorrência de complicações causadas pela infecção, aliadas a outras comorbidades.

Passada a fase mais grave da contaminação, 18 idosos cumpriram o período de isolamento e estão curados. Nessa semana, 5 idosos receberam alta e todos os funcionários que foram infectados também já estão curados e de volta ao trabalho.

Mesmo com os recentes bons números, a situação no Lar dos Velhinhos ainda é de alerta. No último boletim divulgado pela instituição, quatro pessoas ainda permanecem internadas em leitos clínicos. O estado de saúde de uma idosa, internada no Hospital São Sebastião, ainda é considerado grave, apesar de pequenas melhoras.

Além disso, o isolamento ainda está mantido dentro da unidade, sem previsão de término. De acordo com o Lar dos Velhinhos, quem retorna do hospital fica em local separado, durante 21 dias, para evitar novas contaminações.

AJUDA

Na semana passada, a Prefeitura de Viçosa realizou a cessão de 13 camas hospitalares para o Lar dos Velhinhos e o Hospital São Sebastião. Os equipamentos não estavam sendo utilizados pelas unidades de saúde e foram emprestadas para reforçar as estruturas físicas das unidades.

A Câmara Municipal aprovou, na reunião da última terça-feira, 10, o envio de R$ 50 mil em apoio às atividades da instituição, recurso bem-vindo principalmente após o surto de Covid-19. O repasse financeiro foi uma proposta do legislativo e consta no Projeto de Lei nº 033/2021, enviado à Câmara pelo executivo, que propõe abertura de crédito especial ao orçamento vigente.