Situação do aterro sanitário de Viçosa é discutida na reunião da Câmara

Morador falou sobre a liberação de resíduos no local que tem preocupado quem mora na região

Situação do aterro sanitário de Viçosa é discutida na reunião da Câmara
Situação do aterro sanitário de Viçosa é discutida na reunião da Câmara

O cidadão Douglas Ferreira esteve presente na reunião da Câmara de Viçosa na segunda-feira (10) e utilizou do espaço destinado à participação popular para falar sobre os impactos do aterro sanitário próximo a comunidade rural do Pinhão. 

Segundo Douglas, o aterro tem liberado resíduos que preocupam a população local no que diz respeito a contaminação da água consumida, além de causar mal cheiro. Ainda de acordo com ele, os moradores já pediram que providências sejam tomadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) mas, até o momento, nada foi feito. “Eu queria pedir a todos os vereadores, o prefeito, um competente da Secretaria (Departamento) do Meio Ambiente para estar olhando, correndo atrás da situação de lá. Porque realmente, qualquer hora vamos ter contaminação, uma vez aquela ‘lixeira’ arrebentou (...) tem urubu tomando banho em água nascente, hoje quase ninguém usa mais a mina de nascente, o pessoal está furando poço artesiano para evitar aquela podridão de ‘lixeira’. E outra, aquele lixo não está sendo enterrado, está sendo jogado de qualquer maneira, aquele resíduo sólido verde que desce os animais estão bebendo, como cachorro e urubu, e caem tudo lá dentro, já sai morto”, finalizou Douglas pedindo urgência por providências. 

Comentando sobre a fala do cidadão, o Vereador Marcos Fialho (PP), que tem trazido a questão do aterro sanitário a público, apontou sobre o descaso com relação à área ambiental por parte do Executivo. “Hoje tivemos uma pessoa que é vizinha do aterro e está sofrendo com a falta de cuidados ambientais, o Município tem falhado nas questões de cuidado (...) as pessoas ali, na região, estão tendo dificuldade e até mesmo prejuízo. Animais estão sendo ceifados a vida por uma questão de contaminação que tem ali, no aterro sanitário, e uma falta de zelo e cuidado do Executivo”, lamentou. 

 

Fonte: Câmara de Viçosa