Polícia Penal de Minas anuncia novo concurso com 1,1 mil vagas

De acordo com a Sejusp, o edital será publicado até o 2º semestre de 2025

Polícia Penal de Minas anuncia novo concurso com 1,1 mil vagas
Reprodução/Internet

A Polícia Penal de Minas Gerais anunciou, na última quarta-feira (17), que um novo concurso público será realizado ainda em 2025. De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a expectativa é de que o edital de abertura seja publicado no segundo semestre de 2025, após a conclusão dos trâmites administrativos necessários.

Ainda segundo a Sejusp, serão contempladas 1.178 vagas imediatas, distribuídas entre diversas regiões do estado, para a carreira de Agente Penitenciário (Policial Penal), que exige ensino médio, possui jornada de trabalho de 40 horas semanais e tem salário inicial de R$ 4.631,25.

Além do concurso, a Polícia Penal também realizará um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de 686 agentes penitenciários. O objetivo é atender as necessidades imediatas do sistema prisional mineiro até a efetivação dos novos concursados. 

O último certame para o cargo exigido foi realizado em 2021, quando 3.405 aprovados foram nomeados, cerca de 985 candidatos a mais que o número de vagas contempladas (2.420). Na época, os inscritos tiveram de enfrentar provas objetivas, redação, prova de aptidão psicológica e psicotécnica, exames médicos, prova de condicionamento físico, comprovação de idoneidade e conduta ilibada, além de curso de formação técnico-profissional.