Sinal 5G estará liberado para Viçosa a partir de julho de 2024

Tecnologia dependerá da instalação de várias antenas no município, mas entraves judiciais poderão inviabilizar o projeto

Sinal 5G estará liberado para Viçosa a partir de julho de 2024

O Município de Viçosa, juntamente com Porto Firme e Teixeiras, tem a expectativa de receber a liberação da faixa de 3,5 GHz, necessária para a operação do sinal 5G, no segundo semestre do próximo ano, a partir de julho. Apesar da data prevista, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esclarece que a liberação não implica na instalação imediata das redes 5G, uma vez que isso dependerá do planejamento individual de cada operadora de telefonia.

Ainda segundo a Anatel, a implantação da nova tecnologia irá requerer a instalação de dezenas de antenas de transmissão no município, já que as frequências trabalhadas pelo 5G não têm grande alcance, o que exige mais equipamentos para atingir mais pontos.

Na área de circulação impressa do jornal Folha da Mata, cidades como Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Pedra do Anta, São Geraldo e São Miguel do Anta ainda aguardam uma data definida para a liberação do sinal 5G. As prestadoras autorizadas a explorar a tecnologia 5G em Viçosa, a partir de julho de 2024, são Claro, Vivo, TIM e Cloud2U.

Na Zona da Mata, Juiz de Fora é a única localidade que já dispõe do sinal 5G em pleno funcionamento, enquanto Muriaé e Ubá tiveram a antecipação da liberação em 19 de setembro deste ano, no entanto, ainda não contam com o sinal.

Em Minas Gerais, de acordo com a assessoria da Anatel, 219 municípios foram autorizados a operar na faixa de 3500 MHz pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência. Entre esses, 38 já contam com o sinal 5G em pleno funcionamento.

O QUE MUDA COM O 5G

Além de ser até 20 vezes mais rápido que o 4G, o sinal 5G oferece um tempo de resposta significativamente melhor. Essa tecnologia pode atender mais dispositivos simultaneamente, como sensores e câmeras em uma cidade que alimentam plataformas de gestão inteligentes em municípios.

Contudo, a implementação do 5G no Brasil, utilizando a mesma faixa de radiofrequência das antenas parabólicas tradicionais, pode resultar em interferências na transmissão de televisão. Assim, as parabólicas tradicionais instaladas próximas aos pontos de transmissão do 5G podem sofrer interferências e até mesmo parar de funcionar. Nesse contexto, torna-se necessário substituir as parabólicas tradicionais por parabólicas digitais, menores e feitas de chapa.

Para os residentes em áreas onde o sinal 5G já está ativo, a orientação é buscar um instalador, também conhecido como antenista ou anteneiro, para receber informações sobre os equipamentos mais adequados para suas residências. 

Quem estiver inscrito em algum programa social do Governo Federal e possuir uma parabólica tradicional instalada e funcionando, poderá entrar em contato com a equipe de atendimento pelo número 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado para verificar se tem direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital.