Sexta-feira tem viçosense nas olimpíadas

Sexta-feira tem viçosense nas olimpíadas

O viçosense Welison Rosa (Lescão) vai competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, amanhã, sexta-feira, 12, às 10 horas, no Pavilhão 2, do Rio Centro, pela categoria 85 kg, do Levantamento de Peso.
Welisson pratica esse esporte há 16 anos, mas já foi jogador de futebol pelo Palestra Estrelas antes de se aventurar no Levantamento de Peso, esporte que o projetou no cenário nacional e internacional.
Lescão disputou os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Quatro anos depois, em Londres, não conseguiu a classificação para os jogos e agora chega para a sua segunda Olimpíada com boas chances de ficar entre os melhores do Levantamento de Peso Mundial.
Aos 32 anos de idade e ocupando a 3ª posição no ranking das Américas nessa modalidade esportiva, Welison tem o propósito de representar bem o Brasil nestes jogos.
O outro viçosense que também está no Levantamento de Peso dos Jogos do Rio 2016 é Mateus Gregório, de 23 anos. Ele vai tentar a sua melhor marca na próxima segunda-feira, 15, às 15h30, pela categoria 105 kg.
Mateus foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, prata no Campeonato Sul-americano 2015 (+105 kg), bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, bronze (arranco) no Campeonato Pan-americano 2016, vice-campeão brasileiro 2015 (+105 kg) e vai participar dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.
Os dois atletas são amigos de infância e começaram no Levantamento de Peso como alunos da campeã mundial, Maria Elizabete Jorge (Bete), primeira mulher a representar o Brasil em uma Olimpíada.
Através da Bete, Welisson e Mateus receberam as primeiras lições sobre o esporte, no antigo Pavilhão de Levantamento de Peso, que funcionava anexo ao Ginásio de Esportes da UFV, hoje transformado em Centro de Treinamento de Levantamento de Peso do Departamento de Educação Física.
Hoje, como atletas do Pinheiros Esporte Clube de São Paulo, a dupla de atletas viçosenses figura como grandes nomes do Levantamento de Peso mundial.