Senar propõe parceria entre agroindústrias para desenvolvimento rural

Senar propõe parceria entre agroindústrias para desenvolvimento rural
Senar-Minas/divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar iniciou uma aproximação estratégica com grandes empresas do setor, com o objetivo de unir forças para impulsionar o desenvolvimento rural, fortalecer cadeias produtivas e oferecer qualificação técnica alinhada às demandas locais. 

Na última terça-feira, 1º de julho, o vice-presidente de finanças do Senar, Renato Laguardia, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Breno Cheloni, o tesoureiro da entidade, Chico Augusto e o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis visitaram o Laticínios Porto Alegre, a Usina Jatiboca e o frigorífico Saudali Alimentos. 

No Laticínios Porto Alegre, o Programa ATeG Balde Cheio foi apresentado ao fundador e presidente João Lúcio Barreto Carneiro e a gestores, que se mostraram entusiasmados com a iniciativa. Segundo João, o programa converge com ações de acompanhamento e sustentabilidade que a empresa já realiza. “As entidades e as empresas precisam apoiar o produtor rural no campo. Estaremos junto com o Sistema Faemg Senar, que é nosso grande parceiro nesta iniciativa tão importante”, afirmou.

Renato Laguardia destacou o impacto do programa na permanência do produtor rural no campo. “O ATeG qualifica para que ele continue produzindo mais e melhor e essa parceria beneficia toda a cadeia produtiva.” 

Laguardia também sugeriu ações conjuntas, incluindo iniciativas voltadas à sustentabilidade. “É uma pauta que o Sistema Faemg Senar já trabalha fortemente e podemos desenvolver na região”.

Na Usina Jatiboca, em Urucânia, a comitiva conheceu a história, as instalações e o impacto econômico da centenária produtora de açúcar e álcool. A capacidade de produção que ultrapassa  5000 toneladas de moagem diária de cana e 12 mil sacos de açúcar por dia foram destacadas durante a visita. 

Os cursos de capacitação profissional rural e de gestão foram colocados à disposição do empreendimento que emprega cerca de 1800 pessoas. 

A comitiva encerrou as visitas, no frigorífico Saudali Alimentos. os gestores destacaram o interesse nos cursos de capacitação oferecidos pelo Sistema.