Secretários de Viçosa participam de reunião sobre o Minha Casa, Minha Vida em Belo Horizonte

Encontro aconteceu na Superintendência da Caixa em Belo Horizonte

Secretários de Viçosa participam de reunião sobre o Minha Casa, Minha Vida em Belo Horizonte

Os secretários da Prefeitura de Viçosa, Vera Saraiva (Assistência Social) e Geraldo Cardoso (Agropecuária), participaram nesta segunda-feira (11) de uma Audiência Pública sobre o programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida. O evento foi realizado em Belo Horizonte e reuniu cerca de 200 prefeitos e secretários municipais de Minas Gerais. 

A engenheira do Geoplam, Sara Almeida Martins, também esteve na audiência e, junto dos secretários, acompanhou as explicações sobre o programa que oferece aos municípios mineiros facilidades para a construção de casas populares, tanto na área urbana, quanto na zona rural.

O encontro ocorreu na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Belo Horizonte, onde foi apresentado todo o esquema de engajamento no programa pelos municípios que devem disponibilizar o terreno para a construção dos imóveis e providenciar o cadastramento das famílias interessadas.

O programa possui normas para definir quem pode ser contemplado, dividindo em três as faixas de renda das famílias. Ele funciona tanto na área urbana quanto na rural. Os contemplados precisam se enquadrar em alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir imóvel em seu nome.

O Minha Casa, Minha Vida é voltado para residentes em áreas urbanas com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil e famílias de áreas rurais com renda bruta anual de até R$ 96 mil, não levando em conta valores recebidos de benefícios temporários, previdenciários ou assistenciais como auxílio-doença ou bolsa família.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Vera Saraiva, o município vê com muito bons olhos a possibilidade de participar do programa. “Viçosa possui um número considerável de famílias em situação de vulnerabilidade social, de acordo com o CadÚnico. Essa situação faz com que toda proposta de facilitação ao acesso à casa própria seja avaliada de forma muito positiva pela administração municipal”, disse a secretária.