Ribeirões da bacia do rio São Bartolomeu recebem limpeza

Ribeirões da bacia do rio São Bartolomeu recebem limpeza
Divulgação/PMV

Os ribeirões que formam a bacia do rio São Bartolomeu foram um dos locais para limpeza escolhidos pela Prefeitura de Viçosa (PMV) e que se encontram com a necessidade de manutenção. Desde março, estes trechos vêm recebendo capina em suas margens e retirada de entulhos, tanto na água, quanto ao seu redor. Os trabalhos, no momento, concentram-se nos córregos da Conceição e Estrela.

De acordo com a PMV, durante os trabalhos foram encontrados troncos de vegetação que são jogados pela própria população ribeirinha e podem provocar inundações em tempos de chuvas, devido a obstrução de manilhas em pontos diversos.

A prefeitura se comprometeu em realizar a manutenção geral atual e, posteriormente, manter uma turma permanente para a limpeza destes mananciais. O diretor de Obras da PMV, Joaquim Rocha, pediu o apoio da população para que não haja o descarte de entulhos ou outros materiais no leito dos mananciais. Também alertou que atirar lixo em ribeirões e rios constitui crime ambiental e o infrator fica sujeito a multas.

Continua descarte irregular de lixo e entulhos no alto da Farinheira

Não só nos rios e ribeirões, mas em estradas rurais e no alto da Farinheira há uma quantidade significativa de descarte irregular de entulhos e lixos, o que pode prejudicar o meio ambiente e atrapalhar o tráfego da população.

Na última semana, foram realizadas as retiradas de descartes na Farinheira. No entanto, já nesta segunda-feira (31), novos entulhos de construção e lixo foram novamente descartados no local. A via, que liga Nova Viçosa às comunidades Juquinha de Paula e Airões, tem sido utilizada para mais descartes irregulares, ação que é relatada pelos moradores que, inclusive, tentam impedir os autores, mas não são atendidos.

O Código de Postura do Município, em seu artigo 25, estabelece que é terminantemente proibido despejar ou atirar nas vias e logradouros públicos, lixo ou detritos de qualquer natureza provenientes de prédios, terrenos, máquinas, equipamentos ou veículos.

Ou seja, o descarte irregular de lixo, além de ser prejudicial ao meio ambiente, é crime e pode gerar multas. De acordo com a PMV, a fiscalização foi informada e, logo que identificados, os responsáveis serão multados. O valor da multa é de R$705,10.