Representantes de Viçosa participam de capacitação sobre acolhimento familiar em BH

O evento teve como foco o fortalecimento das práticas voltadas ao acolhimento e ao pós-acolhimento de crianças e adolescentes

Representantes de Viçosa participam de capacitação sobre acolhimento familiar em BH
Divulgação/PMV

Profissionais da rede de proteção à infância e à adolescência de Viçosa participaram, nos dias 6 e 7 de novembro, da capacitação “Minha Vida Fora do Acolhimento 2”, realizada no auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo fortalecer as práticas relacionadas ao acolhimento e ao pós-acolhimento de crianças e adolescentes.

Participaram da formação integrantes do Serviço Família Acolhedora, do Conselho Tutelar e do Consórcio Intermunicipal para Assistência da Criança e do Adolescente (Ciaca). O encontro abordou temas como o direito à convivência familiar e comunitária, os cuidados nos processos de acolhimento e desacolhimento, e as políticas públicas voltadas à reintegração social de adolescentes após o período de acolhimento.

Entre os representantes de Viçosa estavam Débora Cristina Levindo de Freitas, coordenadora do Serviço Família Acolhedora; Ana Paula Machado Gomes, coordenadora do Ciaca; Ana Louricelia Chagas Monteiro, secretária executiva do Ciaca; os conselheiros tutelares Milena Nascimento de Oliveira, Paula Luiza Lucas Santos e José Francisco Gonçalves; além da assistente social do Tribunal de Justiça, Sandra Lana.

A capacitação reforçou a importância da articulação entre diferentes setores para garantir que o acolhimento e o acompanhamento posterior sejam realizados de forma responsável e integrada, assegurando o pleno desenvolvimento e os direitos de crianças e adolescentes.