Rede Municipal de ensino de Viçosa retoma atividades no dia 23 de agosto
Primeiro setor a voltar é a Educação de Jovens e Adultos (EJA); Creches e 1º ano do ensino fundamental retornam dia 30 de agosto
A Secretaria de Educação de Viçosa confirmou, nesta sexta-feira, 13, o retorno gradual das atividades escolares presenciais da rede municipal de ensino. De acordo com o cronograma, no dia 23 de agosto voltam as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já as creches e pré-escolas da educação infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental I retornarão no dia 30 de agosto. Os alunos do Ensino Fundamental I e II matriculados nos 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 9º anos retornarão no dia 6 de setembro. E os alunos do 7º e 8º ano retornarão no dia 13 de setembro.
PROTOCOLOS
Durante o mês de julho, uma comissão instituída pela Secretaria de Educação elaborou os protocolos de segurança e criou um planejamento que proporcione a retomada segura das atividades presenciais de ensino para os estudantes e profissionais da educação.
Os protocolos foram baseados nas recomendações do Ministério da Saúde e determinam demarcações físicas dos espaços, escalonamento do quadro de pessoal, uso de equipamentos de proteção individual e outras medidas para conter a disseminação da Covid-19.
A Vigilância Sanitária aprovou as medidas descritas no protocolo municipal, permitindo que a organização para o retorno das aulas prosseguisse. O transporte escolar também será regulamentado pelos protocolos da Secretaria de Educação, que implantará procedimentos obrigatórios para todos que são transportados.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Marli Franco, "não pode haver discrepância no atendimento às crianças do nosso município, estando ela matriculada em qualquer rede de ensino, sendo assim a rede municipal seguirá respeitando todos os protocolos para que o retorno seja seguro tanto para os profissionais quanto para as famílias e suas crianças".
Na última quarta-feira, 11, aconteceu a capacitação para os gestores das escolas municipais, com o objetivo de auxiliar os profissionais na organização dos espaços e demais ajustes na estrutura física para a retomada das atividades presenciais.
ONDA AMARELA
O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), assinou o decreto que confirma a mudança de Viçosa, da Onda Vermelha para a Onda Amarela do Plano Minas Consciente.
A decisão foi tomada em virtude da melhora nos índices epidemiológicos e na ocupação de leitos clínicos e de UTI/Covid-19, nos dois hospitais da cidade.
Na Onda Amarela, todas as atividades comerciais podem funcionar, obedecendo restrições impostas pelo programa estadual. O artigo 2º do decreto autoriza o retorno das atividades de ensino da rede pública municipal e estadual.
Comentários (0)
Comentários do Facebook