Detentos do Presídio de Viçosa participam de curso de jardineiro
Um grupo de 12 detentos do Presídio de Viçosa participou do Curso de Jardineiro promovido na unidade prisional pelo Senar Minas como forma de promover a ressocialização de detentos.
De acordo com a pedagoga Karla Soares, que atua na unidade prisional, o processo de ressocialização tem como base as atividades laborativas e educacionais (ensino formal e profissionalizante) e os detentos têm direito à redução da pena, conforme a Lei de Execução Penal. A remição é de um dia a cada três dias de trabalho.
“No presídio de Viçosa estava faltando oportunizar essa capacitação profissionalizante. A busca por cursos que realmente fizessem diferença na vida do reeducando nos levou a procurar o Senar. Ao sair do sistema, o reeducando poderá trabalhar. É o primeiro degrau da escada para mudança de vida”, afirmou.
No curso, de 32 horas, os detentos aprenderam sobre implantação e manutenção de jardim com técnicas adequadas em espaço aberto, recipientes e gramados. Para isso, foram abordados a quantificação dos insumos necessários, o perfil do jardineiro, controle de plantas indesejáveis, adubação, poda, transplantio, irrigação e controle fitossanitário, entre e outros temas.
Além da parceria com o Senar na realização do curso, que também contou com a atuação do Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa, o presídio oferece outras oportunidades: fábrica de blocos em parceria com a Prefeitura; trabalho de manutenção das dependências da unidade; manutenção e conservação no Corpo de Bombeiros e a Escola Estadual Professor Cid Batista, que oferece ensino nos graus fundamental e médio dentro da unidade.
Comentários (0)
Comentários do Facebook