Receita Federal disponibiliza consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Verificação já está disponível no site e no aplicativo da Receita Federal

Receita Federal disponibiliza consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal liberou, nesta sexta-feira (24), a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 248.894 contribuintes que tiveram suas declarações retidas, mas regularizaram pendências, poderão verificar se receberão os valores. O montante a ser pago soma R$ 602,96 milhões.

Desse total, R$ 349,31 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso. A distribuição está organizada da seguinte forma:

  • 158.775 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 36.714 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 30.867 contribuintes sem prioridade;
  • 10.871 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 5.040 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 6.627 contribuintes acima de 80 anos.

A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, na aba “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

O pagamento será efetuado em 31 de outubro, por meio de depósito em conta bancária informada na declaração ou via Pix. Caso o nome do contribuinte não esteja no lote, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e consultar o extrato da declaração. Persistindo pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Fonte: Agência Brasil