Quatro Pilastras sedia feira de alimentos fermentados nesta sexta e sábado
Feira promoverá degustação, venda de queijos pães e café, exposições diversas e uma roda de samba

As Quatro Pilastras da UFV (Universidade Federal de Viçosa) será palco da inauguração do Fermentamóvel, um tipo de van única que capacitará a população da Zona da Mata Mineira na fermentação de bebidas e alimentos. O veículo é composto por um laboratório móvel capaz de realizar diferentes experimentos.
Intitulada de 1ª Feira Fermentamóvel, o evento de inauguração, aberto e gratuito ao público, será realizado em dois dias. A programação inicia às 18h desta sexta-feira (24), quando haverá a revelação oficial do veículo adaptado, que já será utilizado para uma rápida oficina. Além disso, até às 22h, haverá exposição, degustação e venda de produtos fermentados, como queijos, pães e cafés.
No mesmo dia, o público poderá acompanhar uma roda de samba com o grupo Conversa de Botequim. Enquanto no sábado (25), oficinas de capacitação serão realizadas no próprio Fermentamóvel. Todas as vagas, no entanto, já foram preenchidas.
Segundo o coordenador do projeto e professor da UFV, Guilherme Martin, produtos alimentícios fermentados trazem diversos benefícios à saúde, atuando no fortalecimento da microbiota intestinal. Ela é o conjunto de bactérias, vírus e fungos inofensivos e que habitam o corpo humano.
A microbiota é responsável pelo desenvolvimento do sistema imunológico e na defesa contra microrganismos prejudiciais. A sua regulação é essencial para a saúde e produtos fermentados, consumidos adequadamente, auxiliam em todo o processo, melhorando a imunidade.
Por isso, além de ser um veículo adaptado para um laboratório, o Fermentamóvel, é um projeto de extensão da UFV que tem o objetivo de promover a melhora da saúde através do consumo de alimentos fermentados.
“A ideia é levar o conhecimento para as pessoas, ensinando como produzir alimentos e bebidas fermentados e incentivando a inclusão delas na suas rotinas alimentares”, declarou Guilherme.
O projeto ainda visa ensinar a empreender utilizando os alimentos e bebidas produzidos. A expectativa é capacitar a população para que os procedimentos sejam realizados de maneira segura e comercializados de forma responsável.
Além disso, os integrantes do projeto pretendem promover diferentes atividades de educação e capacitação, como aulas práticas em escolas públicas e para agricultores interessados na área de fermentação de alimentos.
Próxima parada
De acordo com Guilherme, o projeto está em fase de mapeamento e coleta das demandas da população. Instituições de ensino, Associações sindicais, ONGs e outros interessados da região da Zona da Mata podem entrar em contato com o grupo para agendar possíveis capacitações ou aulas práticas.
A provável próxima parada do Fermentamóvel será na cidade de Guiricema, há uma hora de Viçosa. O veículo será um dos participantes da 1ª edição do Festival Itinerante Na Praça, que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. O evento reunirá diversas atrações gastronômicas, promovendo drinks especiais e chopp artesanal, shows musicais e uma área de brincadeiras para crianças.
Comentários (0)
Comentários do Facebook