Projeto Voar fica com o 4º lugar no FIH2
As turmas do Centro Experimental de Artes da PMV e do Projeto Voar – Instituto Asas representaram a dança mineira e viçosense na última semana no Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), em Curitiba. Pelo quarto ano consecutivo os bailarinos da cidade conquistaram espaço no palco dedicado a grupos de todo o país e da Argentina mostrando a força e a qualidade do trabalho desenvolvido em Viçosa.
Este ano o Projeto Voar conquistou o quarto lugar na categoria júnior, ficando apenas a um ponto do terceiro colocado e se apresentou com a coreografia Piratas, do professor Wellington Júlio com as notas 96, 94 e 80. Wellington parabenizou o grupo pelo empenho e dedicação e pelo ótimo trabalho apresentado em Curitiba. Ele destacou que apesar da pouca idade os alunos são “gigantes da dança”.
Os grupos do Centro Experimental de Artes da PMV concorreram na categoria sênior com a coreografia Rebelião, do professor Alex Ramos apresentada pelo Grupo V8 classificado em 11º lugar ; e na categoria avançado o Grupo Na Manha Crew, com a coreografia Transcendência, do professor Filipe Fil classificado em 20º , numa concorrência acirradíssima em que se apresentaram outros 40 grupos selecionados entre os melhores do Brasil.
No evento, que reuniu 2300 bailarinos, os 80 grupos participantes foram avaliados por um corpo de jurados internacionais e brasileiros que também ministraram workshops para todos os participantes entre eles: Bruce Ykanji da França criador do evento Juste Debout, competição internacional de Hip Hop com objetivo de fazer de Paris, o centro mundial desta modalidade de dança. O evento hoje conta com 45.000 espectadores do mundo todo; Loose Joint, com 30 anos de experiência, é da primeira geração de dançarinos de Hip Hop Freestyle de Nova York, Nika Kljun, uma super estrela e Embaixadora da Dança na Eslovênia, ganhadora de ouro como solista em campeonatos mundiais, conquistou a Europa como bailarina e coreógrafa profissional.
A presença e participação de jovens de Viçosa no FIH2 somente foi possível graças a Secretaria Municipal de Cultura -Prefeitura Municipal de Viçosa e apoio dos pais familiares e do Núcleo de Arte e Dança e Instituto ASAS.
Sem dúvidas foi uma grande oportunidade para os viçoseneses de se apresentarem e mostrarem um pouco da dança de Viçosa em um grande teatro, para 2500 pessoas e ainda participarem de espaços de formação, workshops e troca de experiências com outros grupos e bailarinos muito importantes para sua formação e seu crescimento artístico e pessoal .
Comentários (0)
Comentários do Facebook