Professor da UFV representa o Brasil em evento internacional

Fabiano Melo é coordenador do Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da UFV

Professor da UFV representa o Brasil em evento internacional
Divulgação/UFV

O professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabiano Melo, foi o único brasileiro entre os palestrantes convidados no "30º International Primatological Society Congress", evento que reuniu pesquisadores do mundo todo em Antananarivo, Madagascar, e promoveu a pesquisa e o esforço na conservação de primatas.

Fabiano, que também é coordenador do Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da UFV, ministrou na última quarta-feira, 23, uma palestra intitulada "Tech in the Treetops: Innovations in Monitoring Primates and Biodiversity".

Na ocasião, ele apresentou dados de seus estudos que utilizam drones equipados com câmeras de visão ou imagem térmica para monitoramento mais preciso de muriquis e outras espécies de primatas, no Brasil, e espécies de colobus e cercopithecidae em sítios africanos.

De acordo com a UFV, os estudos incluem estimativas populacionais aprimoradas, observações comportamentais dos animais e registros cruciais para a conservação dessas espécies, consideradas ameçadas de extinsão.