Professor da UFV assume cargo no Ministério dos Direitos Humanos
Marcelo José Oliveira atuou como professor de Antropologia Social na UFV desde 2010
O professor, Marcelo José Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais da UFV (Universidade Federal de Viçosa), foi requisitado pelo Ministério de Direitos Humanos e Cidadania para atuar junto a equipe da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nas ações de implementação das políticas públicas de inclusão social e cultural deste segmento. A requisição foi referendada pelo reitor da instituição Demétrius David Silva, em portaria assinada no dia 4 e a posse ocorreu ontem, quinta-feira (18), em Brasília.
Natural de Florianópolis/SC, formado em Ciências Sociais com mestrado e doutorado em Antropologia Social, Marcelo foi admitido na UFV em janeiro de 2010, como professor de Antropologia Social no Departamento de Ciências Sociais da UFV. Somam praticamente quase 15 anos com agenda de pesquisa e extensão na valorização da cultura local, centrado nas comunidades tradicionais e quilombolas, estendendo-se nas regiões da a Zona da Mata e Jequitinhonha.
Em um projeto “Centenário Geraldo Pintinho”, ainda em desenvolvimento, sobre a memória social do movimento histórico do Carnaval na cidade de Viçosa, Marcelo traça um perfil do Carnaval dos anos 60, 70, 80 e início da década de 90 como movimento popular cultural e artístico e de resistência negra por reconhecimento e direitos, com foco no mestre Geraldo Pintinho e toda história em torno deste mestre.
Para celebrar a transferência para o importante cargo em Brasília e a certa contribuição que dará a este Ministério Federal, um grupo de amigos fizeram uma despedida no sábado (13), na casa do presidente da Quintal FM, Pádua Júnior (Ré).
Comentários (0)
Comentários do Facebook