Primeiro dia da Mostra Universitária apresenta oportunidades de acesso à UFV para milhares de estudantes
Cerca de sete mil estudantes do ensino médio estiveram no campus Viçosa da UFV nesta quinta-feira (24), no primeiro dia da sétima edição da Mostra Universitária. O evento, que termina nesta sexta-feira (25), quando são esperados mais sete mil visitantes, é promovido pelo projeto de extensão Em Rede - Viçosa e pela Diretoria de Relações Internacionais, com o apoio da Pró-reitoria de Ensino (PRE). A iniciativa proporciona uma aproximação entre a Universidade e os alunos, que, neste ano, vieram de 265 escolas públicas e privadas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Esta edição, a maior já organizada até agora, inclui palestras sobre todos os cursos de graduação da instituição, além de visitas guiadas e estandes com exposições de grupos de estudo, pesquisa e extensão, empresas juniores, ligas acadêmicas e atléticas, programas de educação tutorial e centros acadêmicos, dentre outros. A graduanda e integrante da comissão organizadora Letícia Matoso explica que a Mostra abrange diversos setores, que trabalham em conjunto para a efetivação do evento.
De acordo com Letícia, a Mostra tem como expectativa “atender ao maior número possível de escolas e de pessoas que não têm acesso à UFV”. Por isso, busca instituições mais distantes, para que os alunos possam conhecer a Universidade. Esse é o caso de Raissa Barros (18 anos) e Gabriela Teixeira (17 anos), do terceiro ano da Escola Estadual Fioravante Caliman, localizada em Venda Nova do Imigrante (ES). Quando chegou, nesta quinta-feira, Raissa afirmou que ficou encantada com o tamanho do campus Viçosa e que esperava, até o fim do dia, escolher qual curso seguir. Já Gabriela sabe que quer cursar Licenciatura em História e, por meio das palestras e estandes, pôde conhecer de perto o que o curso oferece.
As atividades estão sendo realizadas nos períodos da manhã e da tarde, distribuídas em diversos espaços, o que proporciona a circulação dos visitantes por todo o campus. E algumas cenas se repetem ao longo do dia, como os olhares curiosos daqueles que passam pelos prédios históricos e as inúmeras fotos registradas na frente do Edifício Arthur Bernardes, o "Bernardão", considerado um cartão postal. A movimentação também muda a paisagem da UFV: a Avenida Lagos e a Avenida da Agronomia, por exemplo, estão lotadas por ônibus de variadas localidades. A alta adesão reflete a importância da iniciativa.
Trajetórias
Millena Souza é graduanda do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFV e participou da Mostra Universitária em 2023, quando ainda estudava no Centro Federal de Educação Tecnológica do município de Curvelo (MG). Ela teve a oportunidade de participar de diversas atividades do evento: “foi muito enriquecedor; naquele momento, tive a certeza do curso que eu iria fazer”. Na época, recebeu um formulário para avaliar a Mostra e, por meio dele, afirmou que, no ano seguinte, gostaria de estar atuando junto à organização das atividades. Neste ano, Millena faz parte do Em Rede e da Mostra Universitária, contribuindo para que outros alunos tenham a oportunidade que ela teve.
Assim como Millena, outras pessoas também têm um histórico com o evento, como é o caso de Alex de Souza, professor de Geografia, Tecnologia e Inovação na Escola Estadual Senador Levindo Coelho, em Ubá (MG). Ele é graduado e mestre em Geografia pela UFV e traz seus alunos ao campus Viçosa desde a primeira edição da Mostra. Neste ano, 73 estudantes do terceiro ano estão representando a escola e, segundo Alex, estão muito empolgados.
Para que os dois dias da Mostra sejam bem-sucedidos, foram exigidos meses de organização e trabalho coletivo. Letícia conta que, na prática, as atividades começam a ser organizadas em março, mas que, ao fim de cada edição e a partir dos feedbacks dos alunos, a próxima edição já é idealizada.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook