Presídio de Viçosa tem projeto voltado aos homens autores de violência doméstica

Os detentos terão acesso a conteúdos psicoeducativos de forma a reduzir novos casos de agressão à mulher

Presídio de Viçosa tem projeto voltado aos homens autores de violência doméstica

O presídio de Viçosa, recentemente, fechou parceria com uma empresa de psicologia criminal com o intuito de intervir aos autores de violência contra a mulher. A empresa chamada de Rótulos Psicologia Criminal realizará um trabalho de acompanhamento com os detentos por meio de trilha psicoeducativa que promoverá reflexões acerca de diversos temas pertinentes a violência doméstica contra mulher. Ao final, será feita uma avaliação dos resultados da intervenção para o autor de violência dar continuidade ao trabalho ou concluí-lo.

Dos cerca de 250 detentos do presídio, oito respondem por violência doméstica contra mulheres. Nesse início, sete deles irão participar do projeto. Segundo a psicóloga e diretora da Rotulus, Rebeca Alvarenga, a escolha da cidade de Viçosa se deu pelo aumento significativo do número de casos de denúncias de violência doméstica nos últimos três anos. “Não adianta apenas acolher as vítimas, é preciso também atuar junto ao causador”, explica. Assim sendo, a startup se baseia em uma plataforma virtual de intervenção para os autores de violência doméstica, em situação de privação de liberdade ou em cumprimento de medida alternativa.

As intervenções serão baseadas em psicoeducação, a qual tem como característica principal “proporcionar alterações comportamentais, sociais e emocionais, possibilitando assim a prevenção”. A plataforma apresenta conteúdos gerais para todos os participantes, mas também conteúdos especiais, atribuídos a grupos de acordo com suas demandas. “Após todo o processo, o projeto objetiva colaborar com a redução de possíveis novos casos de agressão física, psicológica ou outras contra a mulher, bem como, os índices de reincidência”, reitera Alvarenga.

Além disso, o projeto desenvolvido pela empresa Rotulus teve incentivo do Governo de Minas Gerais através do programa Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) - MG, que fomenta o empreendedorismo e inovação, por meio da aceleração de startups para empreendedores do mundo todo, que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais de forma a deixar um impacto positivo no Estado.