Prefeitura inicia construção de trevos no Centev e Novo Silvestre

Obra foi aprovada após reformulação do seu projeto

Prefeitura inicia construção de trevos no Centev e Novo Silvestre
Divulgação/PMV

A Prefeitura de Viçosa iniciou, no dia 28 de julho, a construção, revitalização e integração dos trevos do Centev (em frente ao 3º Pelotão de Bombeiros Militar) e do bairro Novo Silvestre, na avenida Oraida Mendes de Castro (BR-120).

Segundo a prefeitura, o projeto, além de modernizar a estrutura viária, também valorizará os bairros da região e vai facilitar a vida de seus moradores. Com valor de R$ 2.308.939,04, a intervenção foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado Rodrigo de Castro (União), por meio do Ministério das Cidades, e será executada pela empresa MS Pavimentação, com prazo estimado de seis meses para conclusão.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial (Semplag) informou que a obra incluirá cortes nas pistas para travessia de redes pluviais, alargamento de pista, execução de passeios e pontos de ônibus, mudança de postes de energia elétrica, urbanização e nova pavimentação. Um canteiro central entre os trevos também será construído, junto com calçadas para pedestres e sinalização viária renovada.

Quando concluída, a estrutura irá beneficiar diretamente motoristas e pedestres que utilizam o trecho, especialmente os moradores do bairro Novo Silvestre, das comunidades do Santiago, Buieié, Zig-Zag e os usuários e funcionários do tecnoPARQ. 

O projeto inicial, elaborado pelo antigo Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa) previa a construção dos dois trevos e além do alargamento da via e urbanização do entorno. No entanto, a execução chegou a ser paralisada em 2023. Porém, a equipe da Diretoria de Obras Terceirizadas da SEMPLAG assumiu a reformulação do projeto no início de 2025, promovendo as adequações necessárias. Com a aprovação da Caixa Econômica Federal, a obra foi finalmente liberada para execução.

Com o início das atividades no trecho, uma das preocupações é o uso de máquinas, caminhões e equipamentos pesados, o que pode atrapalhar a fluidez do trânsito na região. Em atenção a isso, o diretor de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Viçosa, José Mauro Chaves, informou que a realização da obra será acompanhada de um planejamento cuidadoso de trânsito. “Para um bom desempenho das obras, vamos nos reunir com todas as partes envolvidas e tomaremos todas as providências cabíveis para evitar acidentes e minimizar os impactos na fluidez do trânsito”, destacou José Mauro.