Prefeitura realizou 63 interdições em Viçosa nos últimos dias

Desde a quinta-feira, 11, o Departamento de Fiscalização interditou estabelecimentos comerciais, academias, aglomerações e festas em sítios

Prefeitura realizou 63 interdições em Viçosa nos últimos dias

Desde quando a Prefeitura de Viçosa publicou os decretos municipais nº  5.619/2021 e 5.621/2021, que impõem mais rigor nas medidas de combate à Covid-19, o Departamento de Fiscalização e a Vigilância Sanitátia tem intensificado as ações de fiscalização. Entre os dias 11 e 15 de março, foram realizadas vistorias em 21 bairros, três comunidades rurais e nos distritos de Silvestre, São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz.

Com o apoio da Polícia Militar, na quinta-feira, 11, os fiscais realizaram 17 interdições em estabelecimentos comerciais por descumprimento da legislação vigente para o enfrentamento da emergência de saúde pública devido ao coronavírus.

De acordo com a PMV, na sexta-feira, 12, foram realizadas vistorias em bares e academias. Um estabelecimento foi notificado e outros 26 interditados, entre eles, uma academia que não possuía a lista de frequência dos clientes, com horários de entrada e saída do estabelecimento e registro de suas temperaturas corporais, como exige o artigo 8º do decreto 5.619/2021.

No sábado, 13, a equipe de fiscalização concentrou a ação em sítios e estabelecimentos comerciais na zona rural do município que, conforme denúncias da população eram locais de aglomerações e de descumprimento dos decretos municipais vigentes. Durante a operação, foram sete estabelecimentos interditados, entre eles, um bar na comunidade dos Nobres, além de uma casa de festa clandestina que funcionava em um sítio no distrito de Cachoeira de Santa Cruz. Sete sítios também foram notificados, sendo proibidos de serem alugados para festas, sob pena de multa e detenção, penalidades enquadradas nos artigos 267 e 268, relacionados aos crimes contra a saúde pública, da Lei Federal 2.848 de 1940.

A fiscalização afirmou que esteve em todos os campos de futebol, no último domingo, 14, a fim de verificar o cumprimento dos decretos e em nenhum deles havia prática esportiva. Em relação aos estabelecimentos comerciais, foram oito interdições e uma notificação. 

Já nesta segunda-feira, 15, de acordo com a Prefeiutra, foram realizadas 11 vistorias e cinco estabelecimentos foram interditados.