Prefeitura e UFV voltam a discutir planejamento urbano

A parceria UFV/PMV está de vento em popa na fase de planejamento

Prefeitura e UFV voltam a discutir planejamento urbano

O prefeito de Viçosa Ângelo Chequer (PSDB)se reuniu com professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para discutir questões voltadas ao planejamento urbano no município. O encontro aconteceu na sede do DAU na tarde da última terça-feira, 28, com a presença do diretor do Instituto de Planejamento Municipal (Iplam), arquiteto Paulo André Rabelo Alkmin.
Ângelo disse que o objetivo é dar continuidade do diálogo iniciado no ano passado. “Nosso objetivo é devolver a cidade às pessoas, ao pedestre, e viemos buscar junto à Universidade um auxílio para a elaboração de projetos de infraestrutura e requalificação do centro da cidade”, disse Chequer.
Depois de muita discussão de ideias os professores explanaram sobre um projeto que a UFV está desenvolvendo que deve acelerar a parceria com a Prefeitura. Trata-se de construção de um “Escritório Modelo” pelo Departamento de Arquitetura, fora do campus, que será uma espécie de arquitetura pública, formado por um corpo técnico de professores e estudantes que montarão um banco de projetos para a cidade.
Para o diretor do Iplam, esse banco de projetos é essencial para o município, uma vez que pode acontecer que a cidade receba recursos de última hora, cuja verba só pode ser adquirida se o executivo apresentar o projeto correspondente ao recurso. “Se o projeto já existir, o processo de liberação do recurso acontece mais rápido”, disse Paulo Rabelo.
Ao final da reunião, o prefeito propôs a realização de um fórum em parceria com a UFV, no mês de junho, para abrir a discussão sobre o tema à sociedade viçosense.