Prefeitura derruba anexo irregular da Estação Hervé Cordovil
Ação aconteceu no último domingo, 05, com autorização do COMPATH
Foi demolida no último domingo, 5, uma construção irregular que poluía a visão da Estação Cultural Hervé Cordovil. A ação foi realizada pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.
Segundo a Prefeitura, o anexo acumulava uma série de irregularidades que levaram à indicação de sua demolição. Em março de 2022, foram efetuadas denúncias anônimas expondo a perturbação do sossego e da ordem pública advinda do imóvel, que há anos sediava um bar e casa de jogos sem autorização ou alvará de funcionamento. Além da ocupação indevida do prédio, o mesmo era utilizado com ligações clandestinas de água e luz e apresentava condições insalubres de processamento de alimentos, uma das atividades realizadas de forma irregular no local. No mês de maio de 2022, o estabelecimento foi interditado pela Fiscalização Municipal, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária.
O anexo, ainda, se encontrava em péssimo estado de conservação, com sua laje de concreto ameaçando desabar, e era situado no perímetro de tombamento da Estação Cultural Hervé Cordovil. Desta forma, por não fazer parte do complexo cultural tombado, não ser condizente com o conjunto arquitetônico da Estação e ser construído em frente ao imóvel, impedindo a visualização de um bem tombado (segundo legislação nacional de proteção do Patrimônio Histórico Cultural), o anexo depunha contra o patrimônio viçosense. Além disso, o espaço vinha sendo utilizado como ponto de uso de álcool e entorpecentes.
Depois de analisar as condições do imóvel, as infrações e os antecedentes do prédio, ressaltando-se a ausência de valor histórico e cultural da edificação, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Viçosa (COMPATH), em reunião ordinária ocorrida em 25 de julho de 2022, aprovou, por unanimidade, a demolição do anexo. Para o aproveitamento do espaço, foi sugerido um projeto de construção de uma praça no local.
O arrasamento do anexo foi orientado sob o Processo FAZ-0472/22, aberto em abril do ano passado. Após tramitar por todas as instâncias municipais exigidas, o Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa (Geoplam) emitiu o alvará de demolição, datado em 15 de dezembro de 2022. O imóvel foi demolido pela Secretaria de Obras, com a supervisão de Helena Fortes, chefe do Departamento de Patrimônio Histórico, e Tunico Miranda, chefe do Departamento de Eventos. Os entulhos da obra serão destinados ao cascalhamento das estradas rurais de Viçosa.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Comentários (0)
Comentários do Facebook