Prefeitura de Porto Firme confirma caso de Covid-19 no município
O prefeito de Porto Firme Reginaldo Barbosa Gonçalves (PV) confirmou na tarde de hoje, domingo, 19, que o caso divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Covid-19 em Viçosa é, na verdade, de uma mulher de 70 anos residente naquela vizinha cidade.
Em pronunciamento nas redes sociais, Reginaldo lamentou o ocorrido e disse apenas que irá endurecer as medidas para que a doença não propague e pediu para que a população colabore e siga as instruções de isolamento social.
O secretário de Saúde de Porto Firme, João Rodrigo, informou que a paciente que testou positivo não se enquadrada nos protocolos firmados pela Secretaria de Estado, já que apresentou poucos sintomas da doença e está isolada em casa. Ainda segundo João Rodrigo, cinco pacientes já foram testados naquela cidade, sendo um positivo, dois descartados e outros dois aguardam resultado de exames.
A médica Vanessa Rodrigues Maia enalteceu o trabalho que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Porto Firme, que, segundo ela, conseguiu, até agora, minimizar a proliferação da doença na cidade. Ela informou que desde que a paciente desconfiou que estava contaminada, todos os cuidados foram tomados para que ela não contaminasse outras pessoas. Ela ressaltou que todos os membros da família e pessoas que tiveram contato com ela serão testados, mas não revelou como a paciente foi contaminada.
Nota de PMV
A Prefeitura Municipal de Viçosa já havia emitido nota na manhã de hoje, domingo, 19, informando que o caso confirmado de paciente infectada pelo novo coronavírus (Covid-19) é na verdade de uma moradora de Porto Firme.
Segundo a PMV, a paciente de 70 anos colheu amostras em um laboratório de Viçosa, que tem filial em Porto Firme, e que enviou o material para o Hermes Pardini, em Belo Horizonte, sem informar o local de residência da pessoa que estava sendo testada, o que gerou a desinformação.
Com isso, na manhã de hoje, domingo, 19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais divulgou a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) em Viçosa.
A Prefeitura de Viçosa informou que está notificando a Secretaria de Saúde de Minas Gerais para corrigir a informação. Ela informou ainda que a paciente está em Porto Firme, cumprindo as exigências de quarentena.
A seguir, a Nota Oficial da Prefeitura de Viçosa:
"A prefeitura de Viçosa teve conhecimento na manhã deste domingo (19) de um possível caso confirmado de Covid-19, relatado no boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde. Após um levantamento epidemiológico feito pela Superintendência Regional e a Secretaria municipal de Saúde, verificou-se que, na verdade, o caso tem origem em Porto Firme.
Uma mulher, de 70 anos, apresentou os sintomas da doença e foi realizada a coleta de amostras para testagem. Os testes foram feitos em Viçosa, por um laboratório particular conveniado a uma rede de Belo Horizonte. O resultado positivo do teste saiu na sexta-feira (17) e foi informado diretamente à Secretaria Estadual de Saúde, que notificou o caso, de forma equivocada, como pertencente à Viçosa. A paciente permanece isolada em Porto Firme e vai ser monitorada com suporte de equipes da Secretaria de Saúde de Viçosa.
Todos os laboratórios e profissionais de saúde, que realizam exames particulares, devem, compulsoriamente, informar as notificações para a Secretaria de Saúde do município, o que, neste caso, não aconteceu. A Secretaria Estadual de Saúde foi informada e vai atualizar o boletim estadual.
A prefeitura de Viçosa reforça que as informações dos boletins locais divulgadas diariamente são verdadeiras e levam em conta os testes e pacientes monitorados pelas equipes da rede local do SUS.
Felizmente, não temos casos confirmados de Covid-19 no município. Contamos com o apoio da população para seguir adotando as medidas de distanciamento social e respeitando as normas para circulação nas ruas para evitar a propagação do vírus".
Comentários (0)
Comentários do Facebook