Prefeitura altera nome da Secretaria de Cultura de Viçosa

Órgão passa a se chamar 'Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes'

Prefeitura altera nome da Secretaria de Cultura de Viçosa

No dia 3 de agosto, o prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso, assinou a Lei 3.029/2023, que altera o nome da anteriormente chamada “Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes” para “Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes”. A nova nomenclatura tem como objetivo alinhar o órgão municipal à entidade estadual, denominada Secretaria de Cultura e Turismo. A alteração se deu quatro meses após a realocação do Departamento de Turismo, que antes fazia parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Para Thomas Medeiros, secretário de Cultura, Turismo e Esportes, a mudança do nome da Secretaria “é o final de um processo burocrático oficializando o Turismo como uma pasta da Secretaria, ao lado da Cultura e do Patrimônio Histórico, onde diversas políticas públicas transversais serão executadas”, comenta.

Desde o ano passado, com exceção da pasta de Esportes, toda a Secretaria de Cultura está alocada na Praça do Rosário, no antigo prédio do Centro Administrativo. O Centro Experimental de Artes ocupa as salas do segundo andar; no terceiro, estão a Biblioteca e Pinacoteca Municipal e o Departamento de Patrimônio Histórico; e no último andar estão o gabinete do secretário, a assessoria da Secult e os departamentos de Cultura, Turismo e Eventos.

 

 

Alteração na lei do Conselho Municipal de Turismo

Além da alteração do nome da Secretaria de Cultura, também no dia 3 de agosto, foi assinada a Lei 3.028/2023, que trata sobre o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Na nova disposição, a legislação alterou as cadeiras que compõem o Conselho, buscando a paridade entre os representantes do poder público e sociedade civil, bem como a representatividade do setores com potencialidades para o desenvolvimento do Turismo de Viçosa, incluindo os setores de bares e restaurantes, hotelaria, artesanato e turismo de base comunitária, como ITCP e EMATER.