Posto do Hemominas em Viçosa faz as primeiras coletas

Primeiro dia de funcionamento registrou 40 doações, que são realizadas após agendamento

Posto do Hemominas em Viçosa faz as primeiras coletas

O Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) do Hemominas em Viçosa entrou em funcionamento na manhã de ontem, 15, com as primeiras coletas de sangue. O horário de funcionamento é das 7h às 12h. O posto está instalado na sede do Cismiv (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), R. José dos Santos, 120, entre o Tribunal de Justiça (Fórum) e o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), no antigo Colégio de Viçosa (Prefeitura).

Para doar, é necessário agendar antes, o que pode ser feito presencialmente ou pelo telefone (31) 3874 8843. Municípios vizinhos que queiram agendar caravanas (grupos de pessoas) para doação, podem agendar pelo E-mail: hemominas@vicosa.mg.gov.br.

A coordenadora do Pace Viçosa, Thereza Cristina de Freitas, disse que 70 pessoas já fizeram o agendamento que teve início no dia 6 e, dessas, 40 realizariam o procedimento ainda ontem. A princípio, as coletas vão acontecer a cada 15 dias e a ideia é atender 40 doadores em cada dia de coleta. A próxima será no dia 1 de março e, para este dia, já não há vagas. Mas os agendamentos já estão sendo feitos para o dia 15 de março. 

Iniciado o processo de doações, ela acredita que muito mais pessoas se disponibilizarão nos próximos dias. Para a coleta, o voluntário apresenta um documento pessoal com fotografia, realiza seu cadastro no local, passa por uma triagem clínica e por uma triagem hematológica (onde se confere o peso e o nível de hemoglobina), faz um lanche rápido e segue para a sala de coleta, onde faz o procedimento que dura cerca de 12 minutos. Após, passa por uma sala de repouso e faz outro lanche mais reforçado. Se o doador sentir algum desconforto durante ou depois da coleta (e se necessário) ele é atendido por um médico que permanecesse no local durante o expediente.

Outra informação da coordenadora foi a de que o sangue coletado não será estocado em Viçosa. Após o final da coleta, os tubos com amostras (preparados no próprio Pace) são enviados para análise em Belo Horizonte e as bolsas para o Hemominas de Ponte Nova, todos devidamente identificados e acondicionados em embalagens especiais. Thereza afiançou que todo o processo até a disponibilidade do sangue a pacientes, dura aproximadamente 24 horas.