Câmara aprova orçamento do Executivo para 2018

Câmara aprova orçamento do Executivo para 2018

Foi aprovado, na última reunião do ano da Câmara Municipal, ocorrida na noite do último dia 19, o Projeto de Lei 060/17 que estima a receita e fixa a despesa do Município de Viçosa para o exercício financeiro de 2018. Pelo projeto de lei, a previsão de receitas para o próximo ano é de cerca de R$ 215 milhões.
A Lei Orçamentária fixa as despesas e prevê as receitas durante o exercício e é um dos instrumentos de planejamento da ação governamental, juntamente com o PPA (Plano Plurianual) e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), tendo a função de definir os recursos necessários para cada ação constante da LDO.
Com a aprovação do projeto de lei o Poder Executivo fica autorizado também a abrir créditos suplementares até o valor correspondente a 30% do orçamento e a realizar operações de crédito por antecipação da receita para manter o equilíbrio orçamentário e financeiro do Município.
Também foi aprovado o Projeto de Lei 057/2017, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, atendendo determinação da Constituição Federal. A Lei estabelece para o período as diretrizes, os programas com seus respectivos indicadores e as ações governamentais com as suas metas. Ela entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2018.
Outro projeto que também recebeu votação favorável dos vereadores e foi aprovado na última reunião do ano foi o de número 080/2017, dos vereadores Sávio José (PT) e Idelmino da Silva (PCdoB). Após a sansão do prefeito Ângelo Chequer, será declarada como entidade de utilidade pública a ACP (Associação Comunitária do Paraíso).
A ACP é uma organização sem fins lucrativos que atua no Paraíso, zona rural de Viçosa, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus moradores e também nas ações em prol do meio ambiente. Ela foi criada em 23 de fevereiro de 2012 e desde então vem realizando reuniões mensais, sempre na segunda quarta-feira de cada mês.