População de Viçosa encolheu no último ano

Estatísticas do IBGE continuam desprezando estudantes do ensino superior

População de Viçosa encolheu no último ano

A população de Viçosa teve uma redução de 0,13%, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada no último dia 29. Em 2017, o IBGE apontava que o município possuía 78.381 habitantes, enquanto o dado mais recente calcula que são 78.286. Na região o cenário se repete em Ponte Nova, ao contrário de Visconde do Rio Branco e Ubá, que tiveram crescimento populacional.
A pesquisa do IBGE mostra que Viçosa está na contramão do Brasil, que apresentou um crescimento de 0,82%, chegando a 208,5 milhões de habitantes. No ano passado, Viçosa ainda apresentou crescimento populacional em comparação com 2016. Pelos cálculos do IBGE, a população havia crescido 0,67%, saindo de 77.863 e alcançando 78.381.
As estimativas do Instituto são divulgadas anualmente e têm como referência o dia 1º de julho de cada ano. Esses dados “têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos nos períodos intercensitários, bem como alimentam as bases de informações de Ministérios e Secretarias Estaduais e Municipais da área social para a implementação de políticas públicas e posterior avaliação de seus respectivos programas. Além disso, em cumprimento ao dispositivo constitucional, as estimativas da população constituem o principal parâmetro para a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União, das quotas partes relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios”, segundo o Instituto.
No último censo, realizado em 2010, a população de Viçosa chegou a 72.220 pessoas, o que colocou a cidade como a 49ª cidade mais populosa de Minas Gerais. Naquele ano, o município possuía uma média de 241,20 habitantes por quilômetro quadrado.