Pintor Carlos Bracher exibe documentário na UFV
Agendado para hoje, quinta-feira, 30, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central (BBT) da UFV, a exibição do documentário Ouro Preto - Olhar Poético, baseado no livro homônimo do pintor Carlos Bracher. O filme, com direção e roteiro da jornalista Blima Bracher, filha do artista, mostra as belezas e mistérios de Ouro Preto (MG) sob a ótica poética de Bracher. Em seguida ocorrerá um bate-papo, com o pintor e a diretora.
O documentário é dividido em três partes e mostra diferentes épocas da antiga capital mineira: a Opulência Barroca retrata o surgimento da cidade no século XVII, seus primórdios e personagens marcantes como Aleijadinho; o Renascimento trata da vocação cultural da cidade nos anos 50, os Festivais de Inverno e figuras folclóricas, e o Roteiro Poético apresenta os principais pontos turísticos da cidade.
Com um estilo barroco, a trilha sonora reúne músicas de Lobo de Mesquita, compositor que viveu em Vila Rica no início do século XIX. O documentário é promovido pela Lei de Incentivo à Cultura e foi realizado de Sirius Cultura, com patrocínios da Vale e Alupar Taesa.
Na UFV, o evento faz parte da programação cultural dos 90 anos da UFV e é uma realização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.
Natural de Juiz de Fora (MG), Carlos Bernardo Bracher é pintor, desenhista, escultor e gravador. Ele é casado com a pintora Fani Bracher, com quem reside há mais de 40 anos em Ouro Preto. Realizou exposições individuais em galerias e museus de Paris, Roma, Milão, Moscou, Japão, China, Londres, Rotterdam, Haia, Madri, Lisboa, Montevidéu, Santiago do Chile, Bogotá e Kingston. Ao longo de sua carreira, participou de diversos projetos, como a série de quadros em homenagem ao centenário de Van Gogh, e conquistou importantes prêmios, entre eles o Hilton de Pintura como um dos dez artistas brasileiros que mais se destacaram na década de 1970.
Comentários (0)
Comentários do Facebook