Pesquisadores da UFV participam de livro estrangeiro sobre café
Obra analisa os efeitos do café na saúde humana
Pesquisadores do Departamento de Química (DEQ) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram da publicação do livro “Coffee and Human Health: Chemistry and Mechanisms of Action”, editado pela Royal Society of Chemistry na série “Food Chemistry, Function and Analysis”. A obra reúne análises atuais sobre os efeitos do café na saúde humana, combinando química, bioatividade e implicações clínicas de uma das bebidas mais consumidas no mundo.
O professor Fábio Junior Moreira Novaes (DEQ) foi convidado a organizar, junto à sua orientanda de doutorado, Diana Cardoso da Silva, o capítulo 5, intitulado “Cafestol and Kahweol. O texto aborda dois importantes compostos bioativos do café, os diterpenos pentacíclicos cafestol e kahweol (C&K), presentes em todas as partes do cafeeiro e em maior concentração nos grãos.
O capítulo traz uma análise ampla que inclui a descoberta dessas moléculas, sua caracterização química, métodos de análise, teores no cafeeiro, biossíntese, além de transformações entre espécies e processos que ocorrem durante a torra. O estudo também apresenta informações sobre a presença desses compostos em diferentes métodos de preparo do café, seus metabólitos e os possíveis impactos no organismo humano, a partir de pesquisas in vitro e in vivo.
Segundo o professor Fábio Novaes, a contribuição reforça o protagonismo da UFV em estudos relacionados ao café e à sua interface com a saúde.



Comentários (0)
Comentários do Facebook