Em Teixeiras, números da Covid tem queda em dezembro

O prefeito Nivaldo Botafogo acredita que os números da pandemia melhoraram depois que medidas restritivas de circulação foram tomadas no município

Em Teixeiras, números da Covid tem queda em dezembro

O número de pessoas infectadas com Covid em Teixeiras apresentou redução na primeira semana de dezembro, segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde. Foram confirmados 8 casos no município, contra 24 da primeira semana de novembro, quando um surto da doença foi enfrentado pela população.

No mês passado, foram 179 casos confirmados, o que corresponde ao segundo pior mês desde o início da pandemia. Apenas março deste ano registrou mais casos, com 204 pessoas infectadas. Ainda como comparação, na terceira semana do mês passado, o município registrou 76 casos, mais que a soma mensal de agosto, setembro e outubro.

De acordo com o boletim desta sexta-feira, 10, Teixeiras tem 06 casos ativos, com potencial de transmissão, e soma 1.277 casos, sendo 30 óbitos. A queda nos indicadores da doença era esperada pela Secretaria de Saúde, após a implantação de uma série de medidas restritivas.

Entre elas, está a suspensão das aulas presenciais. A determinação do ensino remoto vigorou, por meio de decreto, entre os dias 12 e 26 de novembro. Mas, por decisão do conselho educacional de Teixeiras, as escolas permanecerão fechadas até o fim do ano letivo. A decisão foi tomada por representantes das escolas públicas e particulares, mesmo com o cenário favorável previsto para dezembro. O prefeito Nivaldo Botafogo (PCdoB) acatou a proposta e manteve as aulas em formato remoto.

Já a proibição para a realização de eventos coletivos, como festas e shows, perdeu a validade em dezembro, após avaliação do comitê local de enfrentamento à Covid. Ainda assim, o secretário de Saúde de Teixeiras, Fábio Braga, explicou que o município segue com as estratégias de testagem, monitoramento e isolamento de casos positivos: “em um único dia testamos 12 pessoas com sintomas gripais e nenhuma deu positivo. Estamos conseguindo interromper a cadeia de transmissão para manter os baixos números da doença”, disse.

VACINAÇÃO

A vacinação da população teixeirense avançou nos últimos meses. Foram 10.676 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que supera as previsões iniciais feitas pelo Ministério da Saúde para o município. Em relação à segunda dose, a cobertura vacinal chega a quase 87% da população e 1.341 moradores já tomaram a dose de reforço.