Novo Silvestre receberá primeira Escola de tempo integral de Viçosa

Novo Silvestre receberá primeira Escola de tempo integral de Viçosa

Foi assinado na manhã da última segunda-feira, 13, o contrato para a construção da primeira Escola de Tempo Integral de Viçosa, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A escola terá capacidade para 390 alunos e será construída no Bairro Novo Silvestre, ao lado do prédio do extinto Cbia, hoje sede do Centev/UFV.
O professor aposentado e ex-prefeito de Viçosa José Américo Garcia participou, como convidado, da assinatura do contrato. Ele foi diretor da Divisão Agrícola Arthur Bernardes – última instituição profissionalizante que funcionou naquela área. “Viçosa se orgulha de sua administração e de sua postura como gestor municipal”, disse José Américo ao prefeito Ângelo Chequer.

A Escola
A nova escola será construída em uma área de 8 mil metros quadrados, doada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A obra está orçada em R$ 2.743.374.95 e ficará a cargo da empresa Vida Nova Construtora e Incorporadora Ltda, de Belo Horizonte, que tem um prazo de nove meses para a sua conclusão.
Serão oito blocos de construção, com 12 salas de aulas, biblioteca, auditório, laboratórios de informática e ciências, grêmio estudantil, cozinha, refeitório, pátios internos, quadra coberta e vestiários.
Segundo a secretária municipal de Educação, Miriam Rocha, toda a estrutura será bem utilizada com atividades extracurriculares que vão contribuir para o desenvolvimento pedagógico dos alunos e o bem estar social das famílias. A nova escola deve ainda suprir a demanda de vagas na atual estrutura da rede, sobretudo em relação ao atendimento às crianças de 4 e 5 anos.
Ângelo fez agradecimentos especiais às pessoas e instituições que colaboraram com a doação do terreno, elaboração do projeto, obtenção do recurso, processo licitatório e, a partir de agora, a fiscalização da obra.
Ele lembrou que o recurso foi garantido em janeiro de 2016, quando em visita ao Ministério da Educação (MEC). Recebido pelo então secretário Luiz Cláudio Costa, Ângelo teve oficializada a viabilização dos recursos para o empreendimento.

 

Construção de creche se arrasta por seis anos

Enquanto a Prefeitura anuncia a construção de uma escola de tempo integral, em Novo Silvestre, os moradores de Nova Viçosa aguardam, ansiosamente, a inauguração da Creche Pró-Infância, cujas obras tiveram início em 2011.
Passados seis anos do início de sua construção, no mês passado, a secretária municipal de educação, Miriam Aparecida Rocha, disse à reportagem do Folha da Mata que a obra já se encontrava em fase final, com expectativa de sua inauguração no último dia 6. O período letivo de 2017 já se iniciou e a creche, estruturada para atender crianças com idade até os cinco anos e 11 meses, continua inoperante.
Uma reunião convocada pelo superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan, estava prevista para esta quarta-feira, 15, para tratar do assunto. Entre os pontos da pauta figurava a oficialização de uma advertência à empresa responsável pela construção com a possibilidade, inclusive, de rescisão do contrato. Nesse caso a Prefeitura assumiria, por conta própria, a conclusão da obra.
Até o fechamento desta edição não se tinha informações sobre o resultado do encontro