Nova vacina a gestantes chega no SUS
Aprovado pela Anvisa em 2024, o novo imunizante agora será distribuído gratuitamente

Desde a última quinta-feira (13), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para gestantes uma nova vacina capaz de proteger os bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A inclusão do imunizante foi aprovada pela Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS - Conitec.
O VSR é o maior causador da bronquiolite, inflamação dos bronquíolos. A doença se manifesta de forma grave principalmente em crianças de até dois anos e em idosos, o que pode levar à morte.
De acordo com dados do último boletim Infogripe, da Fiocruz, e consultados pela Agência Brasil, neste ano foram registrados 370 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e oito mortes. A transmissão do vírus é maior no inverno, quando há grande aumento de casos e óbitos, a maioria em bebês.
Fabricada pela Pfizer, a vacina demonstrou 82,4% de eficácia em bebês de até três meses e 70% em até seis meses de idade. Retratando-se da vacinação para gestantes, a produção de anticorpos antes do nascimento propicia proteção máxima para os nascidos.
A Abrysvo foi aprovada para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no ano passado, e já está sendo oferecida pela rede particular de saúde. A indicação da Pfizer é de uma dose por gestação, administrada entre as 24 e as 36 semanas de gravidez. A vacina também pode ser tomada por idosos, mas este público não foi contemplado na decisão da comissão.
Comentários (0)
Comentários do Facebook