Municipalização escolar em Viçosa é tema de reunião entre PMV e professores

A proposta é prevista em programa estadual. De acordo com professores, a medida pode afetar as condições de trabalho e a qualidade do ensino em escolas estaduais

Municipalização escolar em Viçosa é tema de reunião entre PMV e professores
Divulgação/PMV

Na tarde da última quarta-feira (23), o prefeito Ângelo Chequer (União), o vereador Idelmino Ronivon (PCdoB) e professores de algumas escolas estaduais de Viçosa se reuniram para tratar da possível municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta é prevista no Projeto Mãos Dadas, iniciativa do Governo de Minas que tem gerado preocupações com possíveis prejuízos na qualidade de ensino das escolas estaduais. 

De acordo com Ângelo, ainda não há definição ou prazos para que a PMV faça a adesão ao projeto, mas as possibilidades estão em estudos pelo município. "Da parte do município, houve uma proposta da superintendência de ensino, e estamos analisando, ainda em estudo. O que posso garantir é que vamos fazer tudo com diálogo, aberto à população”, declarou.

As professoras ressaltaram a realidade das escolas estaduais e os possíveis impactos da municipalização, manifestando preocupação com as condições de trabalho e a continuidade da qualidade do ensino.

Segunda a prefeitura, estão sendo realizados levantamentos de dados para avaliar os impactos financeiros e estruturais da possível municipalização e qualquer decisão será tomada de forma participativa e transparente com a população.