Morre Dom Geraldo Rodrigues, bispo de Januária e ex-pároco em Viçosa

Morre Dom Geraldo Rodrigues, bispo de Januária e ex-pároco em Viçosa

Faleceu na noite de domingo (13), aos 61 anos, Dom Geraldo de Souza Rodrigues. Segundo comunicado da Arquidiocese de Mariana, há alguns meses o bispo estava passando por um tratamento de saúde e veio a óbito. Dom Geraldo é natural de Porto Firme e foi pároco na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Viçosa, até o ano passado.

Dom Geraldo de Souza Rodrigues nasceu em Porto Firme em 24 de outubro de 1963. É o terceiro de sete irmãos, filho de João Bernardino Rodrigues e Amélia Pires de Souza, já falecidos. Iniciou sua formação sacerdotal em 1978, no Seminário Menor de Mariana. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José. Foi ordenado diácono em 1987 e presbítero em 1988, por Dom Oscar de Oliveira. Atuou como pároco em várias cidades mineiras e desempenhou diversas funções na Arquidiocese de Mariana. Em 25 de outubro de 2023, foi nomeado bispo da Diocese de Januária pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal ocorreu em 27 de janeiro de 2024, em Porto Firme, e a posse na nova diocese foi em 3 de fevereiro do mesmo ano.

O velório e o sepultamento ocorrerão na terra natal de Dom Geraldo, em Porto Firme. O velório terá início nesta segunda-feira, às 16 horas, na Igreja Matriz de Porto Firme, onde o corpo permanecerá até quarta-feira (16) para a Missa Exequial, às 09h30min. Após a Santa Missa, o corpo será levado ao cemitério local para o sepultamento às 11 horas.

 

Fonte: Arquidiocese de Mariana