Lideranças querem escola fixa do Senac em Viçosa

Lideranças querem escola fixa do Senac em Viçosa

No último dia 3, autoridades e lideranças viçosenses se reuniram no Gabinete do Prefeito, com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para discutir a possibilidade de instalação de uma unidade da entidade no município e estabelecer parcerias para cursos itinerantes nos próximos meses.
Presentes o gerente regional no Senac na Zona da Mata, Felipe Peixoto; diretor da unidade em Conselheiro Lafaiete, Marco Túlio Pereira Mateus; representantes da diretoria da Casa do Empresário de Viçosa, Paulo Márcio de Freitas e Bruno Torres; superintendente de Gestão Pública e Governança do município de Viçosa, Luciano Piovesan Leme; secretários municipais de Desenvolvimento Econômico (Ivone Maria Pires Barros) e de Agropecuária (Marcos Roberto Fialho); vice-prefeito Arnaldo Andrade e a líder do Executivo Municipal na Câmara, vereadora Brenda Santunioni.
Para o deputado estadual Roberto Andrade, Viçosa precisa do esforço mútuo de suas lideranças para promover a qualificação profissional de seus jovens, e ele acredita que a parceria com o Senac vai suprir uma “demanda reprimida” por profissionais qualificados, principalmente no setor de comércio e serviços.
Corroborando a afirmativa do deputado, Luciano Piovesan lembrou que o setor de comércio e serviços de Viçosa, em franca expansão, é responsável por 70% do PIB local. Como exemplo, ele citou a instalação na cidade de supermercados de grande porte, a abertura de hotéis e a constante realização de grandes eventos que geram demanda por profissionais qualificados nas mais diversas áreas.
O prefeito Ângelo Chequer se comprometeu trabalhar para que o município possa disponibilizar espaço físico e toda a estrutura necessária para a implantação de uma unidade fixa do Senac em Viçosa, assim como tem dado apoio aos cursos itinerantes desse órgão na cidade, em parceria entre a Prefeitura e o Sistema Fiemg, que resultou na vinda, em 2016, da escola móvel do Sesi/Senai, que ofertou cerca de 500 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes.
Na visão do diretor do Senac, Marco Túlio Pereira Mateus, Viçosa possui demanda para ter uma sede fixa do Senac. “Nós olhamos Viçosa de maneira positiva. A cidade é realmente diferenciada como vocês estão relatando. Creio que podemos dar um primeiro passo com algumas ações e parcerias itinerantes”, disse.
Já o gerente Felipe Peixoto destacou a dificuldade orçamentária do sistema, relatando recentes casos de fechamento de unidades e desligamento de pessoal. “No momento está complicado abrir uma nova unidade, mas não descarto uma possível parceria itinerante imediata”.
Ao final da reunião, foi decidido que será formado um grupo de trabalho para, por ora, definir os cursos temporários que o Senac trará para Viçosa.