Jogos Escolares de MG chegam à etapa estadual

Mais de 7 mil estudantes-atletas disputaram nesta fase

Jogos Escolares de MG chegam à etapa estadual
Feemg / Divulgação

Começou nesta terça-feira, 5, em Pará de Minas, na região Central, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Pela primeira vez, todos os 853 municípios mineiros se inscreveram na competição.

Realizado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE), o Jemg é a maior competição esportivo-educacional do estado. Este ano, a etapa estadual será organizada em quatro cidades, com mais de 7 mil estudantes-atletas disputando diferentes modalidades.

Até o próximo sábado, 9 de agosto, Pará de Minas sedia a competição. Entre 11 e 17 de agosto, Araguari e Uberlândia recebem o Jemg. Já entre 18 e 24 de agosto, Poços de Caldas será a casa do esporte paralímpico.

Esporte que abre portas

Para muitos desses estudantes, o Jemg é mais do que uma competição. É a chance de viver experiências únicas e abrir caminhos para o futuro, como conta a estudante Cecília Luz, do Colégio Batista de Varginha. "Estou me sentindo feliz, importante e muito animada, porque não imaginava que teria essa oportunidade. O esporte é muito importante para nossa vida e abre várias portas", contou a jovem atleta de 13 anos.

Já Maria Alice Almeida, também de 13 anos, está disputando a modalidade de basquete 3x3, outra novidade do Jemg em 2025. "A gente esperava por essa oportunidade há bastante tempo, então, estou muito feliz de fazer parte disso", contou a jovem do Colégio Militar de Belo Horizonte. "O time está se esforçando bastante e acreditamos que a gente vai conseguir buscar esse título", acrescentou.

Jemg impulsiona talentos mineiros

Mais do que um espaço de vivência esportiva e educacional, o Jemg é uma vitrine de talentos. A competição é classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, representando uma das principais portas de entrada para o esporte de alto rendimento em Minas Gerais.

Um dos maiores exemplos do poder transformador do Jemg é o nadador paralímpico Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Natural de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ele foi revelado na competição e hoje é campeão paralímpico. 

Transmissão ao vivo das finais

Outra novidade desta edição é a transmissão das finais do Jemg pela Rede Minas. A cobertura começa já neste sábado (9 de agosto), ampliando o alcance do evento e permitindo que familiares, amigos e torcedores de todo o estado acompanhem os talentos mineiros. Com isso, o Jemg reforça ainda mais seu papel de vitrine e de celebração do esporte educacional em Minas Gerais.

Realizado pelo Governo de Minas, a execução técnica do evento é da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

Fonte: Agência Minas