Ineditismo marca exposição de fotos de 1940 feitas por ex aluno da UFV
As fotos, que compõem a coleção Ivan Belfort Shalders, foram doadas, em setembro de 2017, pela esposa dele, Leanir Shalders
O Arquivo Central Histórico (ACH) da UFV disponibilizou ao público em geral mais 300 imagens do período da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav), que deu origem à UFV. A novidade é que as fotos foram produzidas pelo estudante, Ivan Belfort Shalders, que retratou o cotidiano dos alunos, dentro e fora da sede da Escola, durante a segunda metade da década de 1940. Registros de estudantes daquela época são raros, já que poucos possuíam máquina fotográfica. As fotos, que compõem a coleção Ivan Belfort Shalders, foram doadas, em setembro de 2017, pela esposa dele, Leanir Shalders.
Ivan se formou engenheiro agrônomo na Esav em 1948. Sua trajetória profissional ocorreu no Espírito Santo, onde teve sua carreira ligada à agricultura. Ele chegou a ocupar importantes cargos políticos e administrativos, como a presidência da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (Seea), de 1968 a 1969.
Segundo o arquivista Eduardo Luiz, responsável pelo ACH, a coleção se difere das demais, pois, “além de registrar o cotidiano da Escola, também traz imagens inéditas dos eventos esportivos e acadêmicos realizados fora da sede da Esav”.
Após o tratamento arquivístico, a coleção foi disponibilizada na plataforma AtoM, de difusão e acesso do patrimônio documental da Universidade. Ela pode ser acessada por meio do link: atom.ufv.br.
Comentários (0)
Comentários do Facebook