Incêndio atinge área de vegetação no Parque do Cristo em Viçosa
Fogo controlado pelos bombeiros queimou aproximadamente 3 mil metros quadrados de vegetação
O Corpo de Bombeiros de Viçosa foi acionado na noite desta quinta-feira (01) para combater um incêndio em vegetação no Parque do Cristo, localizado no bairro Bela Vista. Os bombeiros foram chamados por volta das 22 horas, após relatos de focos de incêndio entre a imagem do Cristo e a torre de rádio.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou uma linha de fogo de aproximadamente 300 metros em um terreno inclinado. Quatro bombeiros atuaram no combate às chamas, utilizando cerca de 2 mil litros de água. O fogo foi totalmente controlado com técnicas de combate a incêndios florestais, evitando a propagação para outras áreas. A área queimada foi estimada em cerca de 3 mil metros quadrados.
De acordo com a assessoria do Parque, tudo indica que o incêndio foi criminoso, devido ao horário e local em que ocorreu. O fogo não atingiu a parte da restauração florestal graças aos aceiros abertos recentemente no local, que impediram as chamas de se espalharem. No entanto, atingiu a vegetação nativa em área de regeneração natural assistida.
Em nota, a assessoria do Parque lembrou que provocar incêndios florestais é crime. “De acordo com a Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998, quem comete este ato, mesmo que de forma culposa (sem intenção), está sujeito a reclusão e a multa. Pedimos mais uma vez a atenção da população para evitar o uso de fogo para qualquer finalidade neste período de forte seca. Já são 105 dias sem chuvas significativas no município de Viçosa”, concluiu.
Quem avistar qualquer foco de incêndio em áreas próximas ao Parque do Cristo pode ligar para os telefones (31) 97187-4734 e 193.
Comentários (0)
Comentários do Facebook