Hemominas alerta para baixa no estoque dos bancos de sangue

Doadores de sangue tipo O positivo e de todos os grupos negativos são convocados a doar

Hemominas alerta para baixa no estoque dos bancos de sangue

Uma queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos tem preocupado a Fundação Hemominas quanto ao risco de desabastecimento de sangue no estado. A rede é responsável por cerca de 95% da cobertura hemoterápica em Minas Gerais, relativa a procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando cerca de 800 municípios, direta ou indiretamente. Em seus ambulatórios são atendidos cerca de oito mil pacientes hematológicos que dependem de transfusão sanguínea para sobreviver.

De acordo com a Fundação Hemominas, o quadro de baixos estoques é agravado pela pandemia e pelo inverno, que impactam no comparecimento de doadores. Por isso, é feita a convocação para que os doadores voluntários de sangue dos referidos grupos sanguíneos compareçam o quanto antes a uma unidade mais próxima para fazer a doação.

Enquanto o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) de Viçosa ainda não tem prazo para começar a funcionar, os viçosenses e moradores da região podem se deslocar até o Hemonúcleo de Ponte Nova. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta, de 08h às 18 e o telefone de contato é: (31) 3604-2200.

COMO DOAR

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação,  e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.