Grupo Impacto de Dança cria espetáculo em homenagem às raízes culturais de Minas Gerais
Celebrando 16 anos de trajetória profissional, o Grupo Impacto de Dança prepara seu 11º espetáculo inédito, intitulado “In Confidência”, uma obra que se propões em mergulhar na memória, nos símbolos e nas narrativas históricas e populares das Minas Gerais. Inspirado no ciclo do ouro, na Inconfidência Mineira e nas tradições guardadas entre as montanhas do estado, o espetáculo reúne danças urbanas, dança contemporânea e manifestações tradicionais, como o Congado e a Folia de Reis, criando um diálogo entre passado e presente por meio da arte do movimento.
Com direção de Patrícia Lima e Lidiane Jacinto, a montagem está em processo de criação coletiva, envolvendo o elenco composto por 12 bailarinos que se dedicam a traduzir em corpo e cena os segredos, personagens, paisagens e mitos do povo mineiro. A proposta é revelar histórias e “causos” que moldaram a identidade cultural de Minas, evidenciando sua força, sua espiritualidade e sua ancestralidade.
O projeto foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Governo de Minas Gerais, e prevê ações formativas abertas ao público, como ensaios abertos e rodas de conversa, com o objetivo de aproximar a comunidade dos processos criativos e estimular o diálogo sobre história, arte e memória.
Dois ensaios abertos serão realizados ainda este ano. Um será dedicado a estudantes de escolas públicas e participantes de projetos socioculturais de Viçosa; o outro será voltado para estudantes de dança da Universidade Federal de Viçosa, artistas independentes e bailarinos da região.
Com “In Confidência”, o Grupo Impacto reafirma seu compromisso com a valorização da cultura mineira, celebrando suas raízes e projetando-as em uma linguagem cênica contemporânea e vibrante.



Comentários (0)
Comentários do Facebook