Grupo Êxtase apresenta “E SE?” nos dias 10 e 11 em Viçosa
O novo espetáculo do Grupo Êxtase de Dança será apresentado ao púbico viçosense esta semana. No dia 10, às 18h30, em frente ao Centro de Vivência, na Universidade Federal de Viçosa e no dia 11, às 10 horas, fará uma apresentação especial para escolas na Praça Silviano Brandão. No mesmo dia, às 20 horas, o Êxtase espera o público na Estação Hervê Cordovil.
“E se?” é um desafio para o Êxtase, pois os bailarinos são também intérpretes- criadores e atuaram efetivamente em todas as etapas do processo, desde a coreografia e o figurino até questões práticas de produção, como compra de materiais, seleção dos espaços das apresentações, entre outros. O intérprete – criador Rafael Tiko, ainda destaca “Tudo foi bem desafiador dançar em duos, trios, quartetos, grupos e a questão de dançar na rua também, porque a gente já fez trabalhos para a rua, mas não sob nossa direção e criação”.
A relação interpessoal está presente na coreografia de várias maneiras e é ligada às experiências pessoais dos próprios bailarinos, que desenvolveram movimentações a partir das questões sugeridas pelo tema e suas vivências. Esta analogia também está nos figurinos, que foram detalhadamente criados e desenhados pelos próprios bailarinos.
Durante o processo de montagem, o Grupo participou de diversos laboratórios em que os integrantes puderam aprimorar seu potencial criativo com Fernando Martins, que solidificou sua relação com o grupo, e neste novo trabalho atua como diretor coreográfico. Para ele “o desafio maior é fazê-los enxergar a complexidade de um espetáculo e desenvolver um exercício coreográfico. O resultado é positivo baseado nesse processo coreográfico e cada um se enriqueceu muito com a troca de informações.”
A figurinista Carolina Sudati auxiliou o Grupo com os figurinos e comenta que “o encontro foi produtivo, eles abraçaram muito a forma de criar.” E esclarece que a vivência foi uma oportunidade de amadurecimento para o Êxtase. A diretora artística do espetáculo, Lidiane Jacinto reconhece o papel fundamental do apoio oferecido por Fernando. “A direção coreográfica do Fernando Martins fez toda a diferença para nos ajudar a firmar os conceitos que queríamos trazer para a cena. Ele conseguiu com o seu olhar profissional e maduro, amadurecer também a nossa visão sobre o que criamos”.
O espetáculo conta com direção geral de Patricia Limae Lidiane Jacinto, como diretora artística, e os bailarinosCleison Lana, Wellington Júlio, Rafael Tiko, Paloma Atanes, os estreantes João Paulo Petronílio, Rayane Oliveira, Beatriz Lima e Jussara Braga
O Grupo Êxtase de Dança conta com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Governo de Minas Gerais e o patrocínio da Metalsider e Dimfer numa realização de do Instituto Asas e Núcleo de Arte e Dança e promoção da PEC – UFV – Facev e PMV através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.
Comentários (0)
Comentários do Facebook