Governo de Minas autoriza concurso da Epamig e Emater

Após a autorização, as instituições deverão avançar para a definição das bancas organizadoras, viabilizando assim a publicação dos editais com regras, prazos e etapas das seleções.

Governo de Minas autoriza concurso da Epamig  e Emater
Reprodução/Internet

O Governo de Minas Gerais autorizou, nesta segunda-feira, 13, a realização de dois concursos públicos que juntos somam 362 vagas para cargos de nível médio e superior. As oportunidades serão destinadas à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O aval foi concedido pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin).

A Epamig será responsável pelo maior número de vagas: 257, com o objetivo de reforçar equipes técnicas e administrativas, ampliando a capacidade de execução de projetos e serviços. Este será o primeiro concurso da empresa em 20 anos, considerado estratégico para renovar o quadro funcional e fortalecer a pesquisa agropecuária no estado.

Com a autorização, a Epamig iniciará o planejamento interno para definir áreas prioritárias, cargos e comissão organizadora. A intenção é concluir as etapas preparatórias ainda em 2025, para que a seleção ocorra no ano seguinte.

Emater

Já a Emater-MG recebeu autorização para realizar um concurso com 105 vagas, também para níveis médio e superior. Entre os cargos previstos estão: analista de sistemas I, assessor jurídico, assistente administrativo II, assistente técnico I, auditor, extensionista agropecuário I e II, extensionista de bem-estar social II e relações públicas.

Após a autorização, tanto a Epamig quanto a Emater-MG deverão avançar para a definição das bancas organizadoras e, em seguida, publicar os editais com regras, prazos e etapas das seleções.